MS terá dois estandes na COP 26, a conferência mais importante do clima
Em Glasgow, na Escócia, secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck espera ser ouvido
A poucos dias para a conferência mais importante do clima do mundo, a COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima), em Glasgow, na Escócia, o Mato Grosso do Sul confirmou mais um espaço dentro da feira. Agora, serão dois estandes para expor o Estado dentro do evento, que irá discutir novos compromissos para mitigar as mudanças climáticas. A COP26 acontece entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro.
"Fomos convidados para mostrar o projeto do governo de garantir carbono neutro até 2030. E ontem nos chamaram para levar o Ilumina Pantanal, o maior projeto de iluminação para áreas de difícil acesso. Vamos aproveitar para mostrar nossa carne sustentável e orgânica no bioma e como estruturamos toda a política pública para cumprir as metas. A própria ferrovia permite mitigar isso. Janeiro ou fevereiro termina o estudo técnico e no segundo semestre, vamos fazer a relicitação da malha ferroviária", conta Jaime Verruck.
A expectativa do secretário Jaime Verruck é ao menos ser escutado pelos participantes. Durante o discurso feito no evento em Corumbá, nesta terça-feira (26), que marcou a inauguração do primeiro Hospital Veterinário de campanha do país, ele destacou a chance do Brasil e do Estado ser visto com novos olhos.
"Vamos chegar lá e sermos muito criticados. Mas só sairemos de lá criticados se não quiserem nos ouvir. Se quiserem nos ouvir, vamos sair muito bem. Tanto Brasil e o Mato Grosso do Sul estarão muito bem posicionados, porque estamos fazendo muito para reduzir a temperatura do Planeta. Vamos sair de lá de cabeça erguida para mostrar que o Brasil tem foco muito grande em crescimento verde e na preservação ambiental", destacou.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou que o Brasil tem a missão de mostrar na COP26, que cuida e preserva a biodiversidade. O próprio hospital inaugurado hoje, que integra o Programa Resgate+, vem para corroborar isso. “Este é o primeiro de muitos hospitais de campanha que teremos, é importante que ele tenha vindo para o bioma mais bonito do País, que é o Pantanal, e que tem grande importância para a biodiversidade nacional”, conclui.