ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Segunda amanhece com chuva em MS, com alerta de tempestade em 52 cidades

Chove em pelo menos 7 cidades e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou alerta para temporal

Viviane Oliveira | 17/08/2020 07:50
Dourados amanheceu com tempo fechado e chove na maior parte da cidade (Foto: Helio de Freitas)
Dourados amanheceu com tempo fechado e chove na maior parte da cidade (Foto: Helio de Freitas)

Após o temporal do fim de semana que causou transtornos em várias regiões, áreas de instabilidades continuam a atuar em  Mato Grosso do Sul nesta manhã de segunda-feira (17). Amanheceu chovendo em Ponta Porã, Bonito, Dourados, Porto Murtinho, Miranda e Bataguassu.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforçou alerta de tempestade para 52 cidades do Estado, inclusive para Campo Grande, com chuva de até 50 mm, ventania e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

A situação mais crítica foi em Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande. Por lá, temporal com ventos de 90 km/h deixou rastro de destruição. As tendas montadas para atendimento de casos de covid-19 no Hospital Regional do município foram destruídas pela ventania na madrugada de ontem (16). A estrutura do CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Rua Pedro Pace, também foi levada pela chuva. A Prefeitura contabiliza nesta manhã os prejuízos causados pelo temporal.

Tendas do Hospital Regional foram levadas pela ventos de 90 km/h (Foto: O Pantaneiro)
Tendas do Hospital Regional foram levadas pela ventos de 90 km/h (Foto: O Pantaneiro)

Depois de quase 40 dias sem chuva, Dourados registrou acumulado de 36 mm no mês, segundo o Guia Clima da Empresa Agropecuária Oeste. Nesta manhã, conforme a Embrapa, já foi registrado 2.9 mm. O tempo por lá segue nublado, garoando e com trovoadas.

A previsão para esta segunda-feira é de céu nublado com potencial para chuva em grande parte do Estado. Mesmo com céu nublado, há pouca chance de precipitação apenas nas regiões norte (Sonora) e nordeste (Aparecida do Taboado). A umidade relativa do ar se eleva com variação ao longo do dia com índice variando de 50% a 100%. Há possibilidade de vento fraco a moderado em todas as regiões de MS. As temperaturas máximas no Estado serão de 37ºC. Em Campo Grande, a máxima não vai passar dos 29ºC.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o acumulado de chuva esperado varia de 5 a 100 mm com a maior concentração nos municípios da região sul (Dourados, Ponta Porã, Amambai).

Nos siga no Google Notícias