ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 13º

Meio Ambiente

União reforça combate aos incêndios no Pantanal

Simone Tebet e Marina Silva destacaram visita à Corumbá, marcada para sexta (28), em reunião

Por Gustavo Bonotto e Gabriela Couto | 24/06/2024 22:43
Brigadistas tentam controlar as chamas no Pantanal. (Foto: Reprodução/Governo do Estado)
Brigadistas tentam controlar as chamas no Pantanal. (Foto: Reprodução/Governo do Estado)

Mato Grosso do Sul deve receber repasses do governo federal para conter incêndios florestais, anunciou Simone Tebet durante coletiva à imprensa na noite desta segunda-feira (24). A titular do Planejamento e Orçamento esteve ao lado de Marina Silva (Meio Ambiente) para reunião de crise, em Brasília (DF).

Os valores, no entanto, não foram definidos. Até o momento, segundo Silva, os repasses alocados já ultrapassaram R$ 100 milhões. Na sexta-feira (28), as ministras desembarcarão em um dos municípios que apresenta mais focos de incêndios, Corumbá.

 "O nosso trabalho está integrado aos governos locais e vamos ver de perto a situação que já estamos acompanhando diuturnamente. Não faltarão recursos, com responsabilidade, para salvarmos a maior planície alagável do mundo”, afirmou Tebet ao destacar liberação em favor do Meio Ambiente, que já estão sendo alocados para Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Atualmente, a operação conta com 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio e 53 combatentes da Marinha atuando no território. Além disso, profissionais do Corpo de Bombeiros e brigadistas da iniciativa privada também estão envolvidos nas ações.

Segundo Tebet, a decretação de situação de emergência nos municípios sul-mato-grossenses, nesta segunda-feira (24), pelo governo estadual, permite gastar aquilo que é necessário com responsabilidade. "Agora, não há orçamento no mundo, no Brasil, que resolva o problema de consciência da população", disse ao enfatizar que o maior problema do bioma são os focos de incêndio criminosos em propriedades privadas.

A ministra do Meio Ambiente pontuou, após a reunião, que 85% dos incêndios estão em propriedades particulares. "Nós temos uma responsabilidade sobre as Unidades de Conservação federais, mas, neste momento, dos 27 grandes incêndios, o Governo Federal está agindo em 20, mesmo não sendo da nossa competência, porque o fogo não é estadual, não é municipal, o fogo é algo que destroi a vida e cria prejuízos econômicos, sociais e ambientais", garantiu Marina.

Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento) durante reunião emergencial sobre o clima. (Foto: Wagner Lopes/Casa Civil)
Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento) durante reunião emergencial sobre o clima. (Foto: Wagner Lopes/Casa Civil)

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias