ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Política

Assembleia Legislativa vota mudanças nas leis que organizam a PGE e o TJMS

Deputados votam cinco projetos na sessão desta terça-feira (18) a partir das 9h

Gabriela Couto | 18/05/2021 08:37
População pode acompanhar a votação dos projetos através da transmissão ao vivo da sessão nos canais da Assembleia Legislativa (Foto Wagner Guimarães)
População pode acompanhar a votação dos projetos através da transmissão ao vivo da sessão nos canais da Assembleia Legislativa (Foto Wagner Guimarães)

A abertura dos trabalhos legislativos da semana, nesta terça-feira (18) conta com cinco projetos na pauta de votação. Os deputados  analisam duas propostas do Executivo em primeira discussão.

Um deles é o Projeto de Lei Complementar 2/2021 que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar Estadual 95/2001,  para adequar suas regras à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 6169.

Dentre as adequações referentes à organização da PGE (Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) e o estatuto de carreira de seus membros, é a previsão normativa acerca do pagamento dos honorários sucumbenciais, verba devida pela parte vencida.

Já o Projeto de Lei 115/2021 altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei 1.239, de 18 de dezembro de 1991, que reformula a política de desenvolvimento industrial do Estado de Mato Grosso do Sul. Na prática, o projeto promove adequações na lei devido a alterações estabelecidas pela Emenda Constitucional 47/2011, que alterou a nomenclatura do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado, para Fórum Deliberativo do MS-Indústria, entre outras alterações.

Em segunda discussão, os deputados analisam o Projeto de Lei 56/2021, de autoria do Poder Judiciário. A matéria modifica dispositivos das Leis 1.511, de 5 de julho de 1994; 4.228, de 20 de julho de 2012; e 3.687, de 9 de junho de 2009, que tratam do Código de Organização e Divisão Judiciárias, da Coordenadoria das Varas de Execução Penal e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, respectivamente.

Entre as mudanças no Código de Organização e Divisão Judiciárias está a de conferir competência ao presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para decisão sobre algumas matérias, sem necessidade de serem referendadas pelo CSM (Conselho Superior da Magistratura), o que aprimora a eficiência administrativa, e a correição de ofício nos serviços extrajudiciais será anualmente, e não semestralmente como era. Já em relação a Coordenação das Varas de Execução Penal, será permitida sua instituição diretamente no âmbito do Poder Judiciário.

A mudança proposta no atual Plano de Cargos, Carreira e Remuneração reserva o percentual mínimo de pelo menos 20% dos cargos em comissão da área de apoio direto à atividade judicante e 50% da área de apoio indireto à atividade judicante para os servidores efetivos do quadro de pessoal do Poder Judiciário. A proposta obteve parecer favorável da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração.

Em discussão única devem ser apreciadas duas matérias, o Projeto de Lei 101/2021, de autoria do deputado Felipe Orro (PSDB), que denomina Luiz Rodrigues Cardozo a Rodovia MS-345, conhecida como estrada do 21, que liga Anastácio a Bonito; e o Projeto de Resolução 7/2021, de autoria do deputado José Carlos Barbosa (DEM), para concessão de título de cidadão sul-mato-grossense para Mariza Fatima Gonçalves, titular da 2ª. Defensoria da Defesa do Consumidor de Dourados.

A sessão começa às 9h e continua fechada para a população por conta da pandemia do coronavírus. Os trabalhos podem ser acompanhados ao vivo pelas redes sociais da Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias