ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara aprova lei para pressionar prefeitura a criar bicicletas compartilhadas

Durante sessão, vereadores também aprovaram projeto que valoriza condomínios mais inclusivos para pets

Por Kamila Alcântara e Caroline Maldonado | 14/11/2024 12:21
Câmara aprova lei para pressionar prefeitura a criar bicicletas compartilhadas
Vereador André Luís durante fala na sessão de hoje (14) (Foto: Izaías Medeiros/CMCG)

Quatro projetos foram aprovados pelos vereadores de Campo Grande durante sessão na Câmara Municipal desta quinta-feira (14). Entre eles, um é de autoria do vereador André Luís (PRD) e tem o objetivo de pressionar o funcionamento do sistema de compartilhamento de bicicletas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou quatro projetos, incluindo um que visa estimular o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável, com a criação do Programa Bike CG, e outro que institui o selo "Condomínio Amigo dos Animais", incentivando práticas que garantam o bem-estar dos pets em condomínios residenciais.

De acordo com o projeto, o Programa Bike CG quer "fomentar o uso de bicicleta como meio de locomoção e transporte sustentável, reduzindo a emissão de poluentes e, por conseguinte, elevando a qualidade da saúde pública regional, bem como atuando na preservação ambiental".

Em janeiro, a prefeita Adriane Lopes (PP) já havia aprovado esse tipo de sistema, onde há previsão de um processo de seleção para cadastrar empresas, classificadas como OMTA (Operadora de Modal de Transporte Ativo). Porém, mesmo com a lei sancionada pelo Executivo, a seleção das empresas por licitação ficou para depois das eleições.

Para o vereador, essa é uma forma de pressionar e o programa a sair do papel. "A gente tem que criar mecanismos para pressionar o Executivo a priorizar o transporte para o pedal, para o bike. Então, na hora de fazer alguma, por exemplo, alguma previsão viária, a construção de uma nova rua, uma nova avenida de dupla mão, por exemplo, já tem a previsão também de construção, por exemplo, de pista de ciclovia", defendeu.

Condomínios mais inclusivos para pets - Outro projeto aprovado foi o da criação de um selo para condomínios residenciais que adotem práticas que contribuam para a proteção e bem-estar dos animais.

De autoria do vereador Dr. Victor Rocha, o selo “Condomínio Amigo dos Animais”, quer estimular a adoção responsável de animais de estimação e conscientizar os moradores sobre a importância de cuidar dos animais.

"O selo será concedido aos condomínios que atendam aos critérios estabelecidos na lei, como a existência de áreas comuns destinadas à recreação dos animais, a garantia de higiene e limpeza das áreas comuns, a disponibilização de informações sobre cuidados básicos com animais, entre outros", justificou o vereador.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias