Candidatos votam e apresentam propostas na eleição para chefe do MPE
Os candidatos que disputam a eleição para vaga de Procurador-Geral da Justiça, em Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes e Irma Vieira de Santana votaram no início da manhã, na sede do MPE (Ministério Público Eleitoral). Eles aproveitaram para expor suas propostas e quais são os desafios para instituição.
Humberto Brittes que está em busca do seu segundo mandato, ressaltou que para conquistar o apoio dos 211 eleitores (promotores e procuradores) defende a continuidade dos projetos e ações, que segundo ele, produziram várias conquistas durante sua gestão.
“Conseguimos realizar diversas ações positivas, como a criação de quatro promotorias, a sede do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), além de adquirir 16 caminhonetes para que os promotores possam ir até fazendas e locais distantes”.
Brittes ainda citou a reforma de todo parque de informática do MPE e realização de concurso para contratação de 144 funcionários e 21 promotores para instituição.
“Ainda temos a planta dos novos gabinetes dos procuradores e a construção de cinco promotorias na Capital, além de 2 terrenos em Corumbá e Aparecida do Taboado para termos sede própria no local”.
Adversária – Já a procuradora Irma Vieira de Santana destacou que o desafio do MPE é instaurar um planejamento estratégico de atuação para melhorar suas atividades.
“Queremos atuações conjuntas em todo Estado, como implantar a escola do MPE para aperfeiçoar as ações de seus membros e servidores, além de trazer cursos de especialização e mestrado para os profissionais”.
Irma ainda ponderou que a intenção de sua candidatura é colocar em prática ações e projetos que a classe reivindica e deseja. “Estou confiante na nossa vitória”.
Eleição – Os eleitores podem realizar seu voto das 9h até as 17h, na sede do MPE, em Campo Grande. A eleição que irá compor a lista tríplice para escolha do Procurador-Geral da Justiça, terá apenas dois candidatos.
Quem for escolhido pelo governador André Puccinelli (PMDB) irá ficar a frente da instituição durante o biênio de 2014 a 2016. O voto é secreto e obrigatório.
O resultado está previsto para ser anunciado ainda nesta sexta-feira, o candidato que se sentir prejudicado pode entrar com recurso até 24 horas após a proclamação (resultado).
A lista tríplice será encaminhada ao chefe do executivo estadual, no dia útil seguinte ao término do prazo dos recursos, sendo apenas alterado se for necessário recontagem dos votos.