ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 23º

Política

Clodoilson Pires assume presidência da principal Comissão da Câmara

A de orçamento também já foi definida, mas as de linha ideológica seguem sem definição

Por Kamila Alcântara e Mylena Fraiha | 18/02/2025 10:50
Clodoilson Pires assume presidência da principal Comissão da Câmara
Vereador Clodoilson Pires, do Podemos, é o presidente da CLJR (Foto: Divulgação)

Com a volta dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Campo Grande, nesta terça-feira (18), foram definidas duas importantes comissões e os parlamentares brigam pela presidência das discussões mais ideológicas. Já esperado, a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) terá Clodoilson Pires (Podemos) na presidência.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O vereador Clodoilson Pires (Podemos) assumiu a presidência da Comissão de Lei, Justiça e Redação (CLJR) da Câmara Municipal de Campo Grande, considerada a principal entre as 25 comissões permanentes da Casa. A CLJR é responsável por analisar a constitucionalidade e legalidade dos projetos antes da votação em plenário. A comissão será composta também pelos vereadores Lívio Leite, Marquinhos Trad, Rafael Tavares e Beto Avelar. Já a Comissão de Finanças e Orçamento será presidida por Otávio Trad (PTB). Segundo o presidente da Câmara, Papy (PSDB), houve intensa disputa pelas comissões com pautas mais ideológicas, como a CLJR, Orçamento e Direitos Humanos, sendo necessário diálogo entre os líderes para chegar a um consenso na distribuição das vagas.

A Câmara possui 25 comissões permanentes, sendo a CLJR responsável por analisar a constitucionalidade, legalidade e a técnica legislativa dos projetos de lei antes que eles sejam votados no plenário. Junto com Clodoilson, estão na pasta os vereadores Lívio Leite (União Brasil), Marquinhos Trad (PDT), Rafael Tavares (PL) e Beto Avelar (PP).

Outra que está definida seus integrantes é a de Finanças e Orçamento, que tem Otávio Trad (PTB) na presidência e são integrantes Landmark Rios (PT), Maicon Nogueira (PP), Fábio Rocha (União) e Ronilço Guerreiro (Podemos).

Segundo o presidente da Casa, Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB), houve muita disputa por participação nas pautas ideológicas e que os vereadores ainda trabalham na definição das outras comissões.

"Além da CLJR, a comissão de Orçamento e de Direitos Humanos tiveram bastante disputa. No geral, as comissões com pautas mais ideológicas foram as mais concorridas. No fim, realizamos uma reunião do colégio de líderes, discutimos bastante e conseguimos chegar a um entendimento. Acredito que quanto mais diálogo houver, mais perto da solução estaremos", disse Papy ao Campo Grande News.

O presidente completa dizendo que ainda estão organizando os detalhes, pois são muitas comissões. "Algumas acabam ficando com vagas sobrando, enquanto outras são bastante disputadas. Estamos tentando organizar isso da melhor forma. Além disso, alinhamos alguns pontos sobre as votações de hoje, com vários projetos que devem ser analisados pela Casa. Foi um momento de organização para começarmos o ano bem”, termina.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias