ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 26º

Política

Lula chega às 10h no Pantanal, onde vento gelado contrasta com fogo

Presidente vai sancionar a lei que regulamenta o manejo integrado do fogo durante a visita

Por Cassia Modena e Fernanda Palheta, de Corumbá | 31/07/2024 07:56
Movimentação de agentes de segurança em Corumbá (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação de agentes de segurança em Corumbá (Foto: Henrique Kawaminami)

Esta quarta-feira (31) amanheceu fria para os padrões do clima sul-mato-grossense, em Corumbá, que espera visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informou a equipe presidencial, ele chega às 10h na cidade e segue diretamente para sobrevoo no Pantanal, que arde em chamas desde maio.

Rajadas de vento geladas dão a sensação de temperaturas mais baixas e acabam atrapalhando o combate aos incêndios feito bioma adentro. A temperatura mínima é de 16ºC no município neste momento, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em contraste, as brigadas de incêndio atuam enfrentando o calor de, pelo menos, quatro focos neste momento. Um dos mais preocupantes é o que cruzou a fronteira com a Bolívia e invadiu a Fazenda Santa Tereza, em Corumbá. A área que queima é próxima à Serra do Amolar, região das mais preservadas do bioma e mais biodiversas do planeta.

Bombeiro combate fogo durante o dia em área florestal do Pantanal de Corumbá (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Bombeiro combate fogo durante o dia em área florestal do Pantanal de Corumbá (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Conforme apurou o Campo Grande News, neste momento, o fogo também é combatido no Parque Estadual Rio Negro e nas regiões Porto da Manga e Nhecolândia. As chamas seguem com proporções enormes e são difíceis de controlar, mesmo com operações conjuntas em terra, água e ar sendo feitas.

Lei - Segundo a agenda oficial, o presidente vai sancionar a lei que regulamenta o manejo integrado do fogo no Brasil durante a visita.

Também é esperado que ele anuncie empréstimo para que fazendeiros do Pantanal possam recuperar as áreas que viraram cinza este ano.

Lula na última visita que fez a Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Lula na última visita que fez a Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Até o momento, seis ministros estão confirmados no evento e há a previsão que esse número possa chegar a 15. Além da comitiva presidencial, autoridades estaduais e do Congresso Nacional dos dois estados que representam o bioma devem acompanhar a visita.

PrevFogo - Lula vai desembarcar na sede da brigada do PrevFogo do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) após terminar o sobrevoo no bioma, segundo detalhes da agenda divulgados pelo Palácio do Planalto. Após, seguirá para o Mato Grosso.

Os brigadistas federais do PrevFogo atuam em conjunto com militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e de outros estados, além de homens da Força Nacional e do Exército, e são apoiados pelos voluntários da Alto Pantanal.

De acordo com o monitoramento por satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), entre ontem (30) e hoje há 24 focos de incêndio identificados no Pantanal de Corumbá. Em Aquidauana, cidade pantaneira próxima, são 81. Os dois municípios têm o maior número de focos do País, atualmente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias