Lula tem alta hospitalar neste domingo e diz estar "inteiro"
Expectativa é que presidente retorne à Brasília na próxima quinta-feira e possa retomar as atividades do cargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve alta, neste domingo (22), do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). O anúncio foi feito em suas redes sociais e também no portal do governo federal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês após uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça, resultado de uma queda. Em um discurso de agradecimento, Lula expressou gratidão a Deus e a todos que rezaram por sua recuperação, afirmando que está pronto para reassumir suas funções. Ele permanecerá em São Paulo para acompanhamento médico até uma tomografia programada, mas já pode retomar algumas atividades, com restrições a exercícios físicos e viagens internacionais. Lula se mostrou otimista, afirmando ter energia e disposição para continuar seu trabalho pelo Brasil.
Houve uma "sessão de agradecimento" antes da saída do hospital, em que Lula disse agradecer "primeiro, a Deus, que tem tomado conta de mim de forma muito generosa" e depois a todos os que rezaram pela sua melhora. Ela aproveitou para declarar que "estão perdoadas as pessoas que também tinham ódio".
O médico Roberto Kalil Junior informou que o presidente ficará em São Paulo pelo menos até a próxima quinta-feira (19/12), quando será realizada uma tomografia para reavaliação. “Optamos por uma permanência em São Paulo para um acompanhamento mais de perto. O presidente está em alta hospitalar, não de alta médica”, disse.
“Se na quinta-feira estiver tudo bem, como a gente espera, ele poderá ir para Brasília”, completou Kalil.
Ainda de acordo com o médico, assim que deixar o hospital, o presidente pode retomar reuniões, despachos e outras atividades relacionadas ao cargo. Há restrições para atividades físicas e viagens internacionais. Só estão liberados voos curtos, por enquanto.
"Inteiro" - No discurso de agradecimento, Lula fez questão de demonstrar que está recuperado e tem disposição para reassumir o posto. "É esse Lula que volta inteiro para cuidar do Brasil", disse.
Ele ainda brincou: "estou tranquilo, me sinto bem. Vocês sabem que eu reivindico o direito de viver até os 120 anos".
O presidente repetiu frase dita durante sua última campanha pela eleição: "tenho 79 anos, tenho energia de 30 e tesão de 20 para construir esse País", falou.
Cirurgia - Lula passou por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10) para drenar hematoma na cabeça que surgiu após a queda que sofreu acidentalmente em outubro, quando caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça.
Na quinta-feira (11), ele foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média). A intervenção foi feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.
No mesmo dia, Lula fez novos exames e retirou o dreno intracraniano que havia sido colocado na terça. Na sexta-feira (13), o presidente divulgou um vídeo mostrando que já tinha condições de caminhar pelo corredor do hospital.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.