ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica

Nesta segunda-feira, Riedel janta com o presidente Santiago Peña e amanhã visita obra da ponte com ministros

Por Gabriela Couto | 18/03/2024 09:05
Presidente do Paraguai, Santiago Peña cumprimenta o governador Eduardo Riedel (PSDB), em encontro realizado em julho de 2023 (Foto: Reprodução/Guilherme Pimentel)
Presidente do Paraguai, Santiago Peña cumprimenta o governador Eduardo Riedel (PSDB), em encontro realizado em julho de 2023 (Foto: Reprodução/Guilherme Pimentel)

Governador Eduardo Riedel (PSDB) inicia os trabalhos da semana com viagem internacional nesta segunda-feira (18). Nesta tarde, ele irá para Assunção, no Paraguai, para participar de um jantar com o presidente do país vizinho, Santiago Peña.

O evento no Palácio de Ios López será às 19h. Esta é a segunda vez que os dois chefes de Estado se encontram. A primeira vez foi em julho do ano passado, após a posse do presidente eleito, e ambos aproveitaram a oportunidade para tratar da ponte binacional.

Durante o encontro de hoje, será assinada a ordem de serviço para pavimentação do último trecho que falta no lado paraguaio e será divulgado o andamento da obra da ponte sobre o Rio Paraguai, que consolidará a Rota Bioceânica, ligando os dois países, conectando a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho à paraguaia Carmello Peralta.

Reprodução da Rota Bioceânica que irá ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, passando pelo Chile, Argentina, Paraguai e Brasil (Foto: Ilustração) 
Reprodução da Rota Bioceânica que irá ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, passando pelo Chile, Argentina, Paraguai e Brasil (Foto: Ilustração)

Na terça-feira (19), Riedel irá com uma caravana de ministros do governo federal visitar a obra, do lado brasileiro. Estão com presença confirmada os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional) e há a previsão de ter na comitiva o ministro Renan Filho (Infraestrutura).

De acordo com Riedel, as obras estão 50% concluídas. Embora tenha sofrido o atraso por conta da burocracia no acordo entre os países para importação de materiais paraguaios, o cronograma de entrega para o segundo semestre de 2025 está mantido.

Ainda é esperada a contratação, pela União, de empresa para fazer um contorno na cidade de Murtinho, com praça para os serviços alfandegários. O anel viário de 12 km será construído entre a BR-267 e a ponte. Essa será a contrapartida de infraestrutura brasileira.

A obra da ponte é paga pela Itaipu Binacional. O valor é de US$ 85 milhões. A estrutura terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três pontos: dois constituirão os viadutos de acesso de ambos os lados, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 metros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias