Listamos dicas importantes para você fazer turismo de isolamento
Viajar sozinho ou em família para destinos de natureza, como o Pantanal e Bonito, de carro ou motorhome (veículo equipado com facilidades encontradas em uma residência, como cozinha, banheiro e acomodações de repouso), mergulhar em rios, acampar em fazendas ou unidades de conservação, fazer trilhas em meio a mata virgem ou curtir praias desertas. Isso é turismo de isolamento.
A ideia não é nova, o conceito já foi relacionado ao turismo de luxo, normalmente praticado por pessoas que buscavam lugares reservados e exclusivos. Ganhou força na retomada das atividades turísticas, em junho de 2020, quando ninguém mais aguentava ficar isolado dentro de casa, e continua muito atual neste momento de segunda onda da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Diante do cenário de fronteiras fechadas, destinos turísticos sob a perspectiva de serem novamente interditados e mobilização de governos para por fim ao afrouxamento da quarentena, os viajantes e as agências de turismo precisam atualizar as modalidades de viagens, e o turismo em lugares com belezas naturais e lindas paisagens está no topo da lista.
Em Mato Grosso do Sul, além de Bonito e o Pantanal, há vários outros destinos de natureza relativamente vazios e de pouco contato próximo que podem surpreender você, ainda que não seja a sua primeira vez no lugar, como os parques de Costa Rica, as cachoeiras de Bodoquena e o Vale do Alcantilado em Rio Negro.
Veja abaixo algumas dicas importantes do blog Turismo e Inovação para você se isolar na sua próxima viagem:
1 – O mais indicado é viajar dentro do seu próprio estado e evitar paradas no percurso.
2 - Antes de definir o destino, é necessário planejar-se bem e entender que o mundo todo está enfrentando a mesma pandemia. Ou seja, cada passo dado deve ser calculado com foco na segurança e proteção da saúde.
3 - Se possível, viaje de carro e faça o teste da Covid-19 antes de pegar a estrada, garantindo a segurança de quem irá lhe receber no seu destino.
4 - Não se esqueça da máscara, que ainda é de uso obrigatório, lavar bem as mãos e usar álcool em gel.
5 - Conferir se o destino escolhido está recebendo turistas e quais as medidas sanitárias adotadas no local. Garanta que haverá suporte médico, em caso de contaminação.