ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Turista estrangeiro foge de praias e busca ecoturismo e gastronomia no Brasil

Com abundância de opções em belezas naturais, Mato Grosso do Sul é forte candidato a receber mais turistas internacionais

Paulo Nonato de Souza | 30/01/2020 06:12
O passeio de barco é uma das opções para conhecer a natureza no Pantanal (Foto: Divulgação)
O passeio de barco é uma das opções para conhecer a natureza no Pantanal (Foto: Divulgação)

O turista estrangeiro no Brasil tem um novo perfil. Bem diferente do que sempre fez ao longo de décadas na escolha dos seus destinos brasileiros, normalmente praia do Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) e de cidades do Nordeste, a onda dos gringos agora é o ecoturismo, a cultura e a gastronomia brasileira.

Foi o que revelou o Estudo de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo. Pelo que diz a pesquisa, se o quadro ainda não é uma realidade consolidada, com certeza é uma tendência que vem desde 2018. Mostra que um em cada 10 turistas estrangeiros já visitou o Brasil pelo turismo cultural, por exemplo.

A imagem do país ainda é ligada ao clima quente e às praias, mas os gringos que aqui desembarcam estão cada vez mais buscando cidades, como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF), Gramado (RS) e Belo Horizonte (MG), revelou estudo da plataforma mundial de viagens Expedia Group no período entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

Em pelo menos uma das novas preferências dos turistas estrangeiros no Brasil, Mato Grosso do Sul é forte candidato a receber mais gringos: o turismo de natureza. Afinal, as belezas naturais sul-mato-grossenses fazem do estado um dos principais destinos turísticos do país com uma abundância de opções de lugares para viver aventuras inesquecíveis em parques naturais, trilhas, exploração de cavernas, mergulhos, cavalgadas, observação de pássaros e mamíferos de variadas espécies até no Pantanal.

O ecoturismo ou turismo de natureza, como preferir, é considerado um dos carros-chefes do setor turístico no Brasil, segundo o Ministério do Turismo. O estudo do MTur aponta um crescimento de 27% desde 2014. “Os dados da pesquisa mostram que o Brasil possui diversos atrativos para todos os tipos de visitantes e merecem a atenção não apenas dos turistas estrangeiros, mas também dos brasileiros”, comentou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

Segundo Anuário Estatístico de Turismo 2019, ano base 2018, do Ministério do Turismo, Mato Grosso do Sul ocupa a 9º posição do ranking nacional como o estado que mais recebeu turistas internacionais em 2018. O crescimento foi de 14% se comparado com o ano anterior. Ao todo, foram 91.518 turistas estrangeiros que visitaram os destinos sul-mato-grossenses, contra 80.270 em 2017.

Nos siga no Google Notícias