ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Lugares por Onde Ando

Vai viajar? Antes de fechar veja se precisa fazer o teste de RT-PCR

Paulo Nonato de Souza | 17/11/2020 07:42
No Aeroporto de Guarulhos é possível fazer o exame, mas o melhor mesmo é não deixar para a hora do embarque (Foto: Reprodução)
No Aeroporto de Guarulhos é possível fazer o exame, mas o melhor mesmo é não deixar para a hora do embarque (Foto: Reprodução)

Avaliado pelas autoridades de saúde como o mais assertivo no diagnóstico do novo coronavírus, o exame de laboratório que lembra sigla de partido político, o RT-PCR, passou a fazer parte do nosso vocabulário por conta da pandemia de Covid-19 e tem encabeçado a lista de exigências de vários destinos internacionais para a entrada de turistas brasileiros.

O método laboratorial é usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias, mas ainda provoca medo nas pessoas.

“Eu vi estrelas e acho que o exame deveria acontecer sob efeito de anestesia. Aquele cotonete gigante sendo enfiado no nariz e na tua goela é muito ruim. Tive ânsia de vômito”, disse o campo-grandense José Otávio Lourenço, que precisou fazer o RT-PCR (Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction na sigla em inglês) antes de embarcar para o arquipélago de Fernando de Noronha, único destino nacional que exige o exame.

Se você pretende viajar para o exterior, já são mais de 100 países que reabriram seus aeroportos para os brasileiros, mas saiba que a lista tem 73 destinos internacionais que exigem o exame negativo de RT-PCR dos brasileiros com prazo de 72 horas antes do embarque como requisito de entrada. Não esquecer que o resultado oficial deve ser em inglês.

Método laboratorial com cotonete gigante é usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias (Foto: Reprodução)
Método laboratorial com cotonete gigante é usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias (Foto: Reprodução)

Veja abaixo algumas dicas básicas:

Onde fazer o exame RT-PCR de Covid-19: 

O exame RT-PCR de Covid-19 é realizado nos principais laboratórios do país ao custo de R$ 270 a R$ 450.

Alguns laboratórios podem exigir o pedido médico, e caso o seu motivo seja viagem ao exterior, ligue antes para o laboratório de sua preferência e conheça os requisitos necessários.

No Aeroporto de Guarulhos: 

Se não fez o exame com antecedência, que é o mais indicado, há a alternativa do laboratório no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, principal porta de saída dos voos internacionais.

Tempo de espera do resultado: 

O resultado do exame RT-PCR de Covid-19  pode sair entre 24 horas e 72 horas após a coleta da amostra.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos há promessa de resultado em 4 horas, mas ainda que o tempo de espera seja mais rápido, a expectativa pode tornar muito tenso o seu embarque.

Resultado positivo com voo marcado: 

Se isso acontecer com você, o ideal é que imediatamente procure um médico e faça logo o isolamento social para evitar o contágio de outras pessoas. Outra providência importante é entrar em contato com a companhia aérea para remarcar o seu voo.

Caso tenha feito o exame no Aeroporto de Guarulhos, com resultado positivo, a remarcação da sua viagem deve ser a primeira providência.

Como é feito o diagnóstico do PCR: 

Depois do material coletado começa a checagem pelo laboratório da confirmação ou não da Covid-19. Primeiramente o RNA do vírus é transformado em DNA. Assim o DNA é ampliado e se houver material genético SARS-CoV-2, o resultado positivo é confirmado.

Nos siga no Google Notícias