ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Vai viajar? Antes de fechar veja se precisa fazer o teste de RT-PCR

Paulo Nonato de Souza | 17/11/2020 07:42
No Aeroporto de Guarulhos é possível fazer o exame, mas o melhor mesmo é não deixar para a hora do embarque (Foto: Reprodução)
No Aeroporto de Guarulhos é possível fazer o exame, mas o melhor mesmo é não deixar para a hora do embarque (Foto: Reprodução)

Avaliado pelas autoridades de saúde como o mais assertivo no diagnóstico do novo coronavírus, o exame de laboratório que lembra sigla de partido político, o RT-PCR, passou a fazer parte do nosso vocabulário por conta da pandemia de Covid-19 e tem encabeçado a lista de exigências de vários destinos internacionais para a entrada de turistas brasileiros.

O método laboratorial é usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias, mas ainda provoca medo nas pessoas.

“Eu vi estrelas e acho que o exame deveria acontecer sob efeito de anestesia. Aquele cotonete gigante sendo enfiado no nariz e na tua goela é muito ruim. Tive ânsia de vômito”, disse o campo-grandense José Otávio Lourenço, que precisou fazer o RT-PCR (Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction na sigla em inglês) antes de embarcar para o arquipélago de Fernando de Noronha, único destino nacional que exige o exame.

Se você pretende viajar para o exterior, já são mais de 100 países que reabriram seus aeroportos para os brasileiros, mas saiba que a lista tem 73 destinos internacionais que exigem o exame negativo de RT-PCR dos brasileiros com prazo de 72 horas antes do embarque como requisito de entrada. Não esquecer que o resultado oficial deve ser em inglês.

Método laboratorial com cotonete gigante é usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias (Foto: Reprodução)
Método laboratorial com cotonete gigante é usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias (Foto: Reprodução)

Veja abaixo algumas dicas básicas:

Onde fazer o exame RT-PCR de Covid-19: 

O exame RT-PCR de Covid-19 é realizado nos principais laboratórios do país ao custo de R$ 270 a R$ 450.

Alguns laboratórios podem exigir o pedido médico, e caso o seu motivo seja viagem ao exterior, ligue antes para o laboratório de sua preferência e conheça os requisitos necessários.

No Aeroporto de Guarulhos: 

Se não fez o exame com antecedência, que é o mais indicado, há a alternativa do laboratório no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, principal porta de saída dos voos internacionais.

Tempo de espera do resultado: 

O resultado do exame RT-PCR de Covid-19  pode sair entre 24 horas e 72 horas após a coleta da amostra.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos há promessa de resultado em 4 horas, mas ainda que o tempo de espera seja mais rápido, a expectativa pode tornar muito tenso o seu embarque.

Resultado positivo com voo marcado: 

Se isso acontecer com você, o ideal é que imediatamente procure um médico e faça logo o isolamento social para evitar o contágio de outras pessoas. Outra providência importante é entrar em contato com a companhia aérea para remarcar o seu voo.

Caso tenha feito o exame no Aeroporto de Guarulhos, com resultado positivo, a remarcação da sua viagem deve ser a primeira providência.

Como é feito o diagnóstico do PCR: 

Depois do material coletado começa a checagem pelo laboratório da confirmação ou não da Covid-19. Primeiramente o RNA do vírus é transformado em DNA. Assim o DNA é ampliado e se houver material genético SARS-CoV-2, o resultado positivo é confirmado.

Nos siga no Google Notícias