Mercedes-Benz traz C 300 Estate Avantgarde para o Brasil
Modelo é equipado com motor de 245 cv e câmbio automático de nove marchas
O C 300 Estate Avantgarde passa a ser, a partir de agora, a única station wagon oferecida pela Mercedes-Benz no Brasil. A nova versão, com motor de 245 cv e câmbio automático com nove velocidades, substitui o C 180 Estate anteriormente ofertado no país.
Além de mais potência e desempenho, o C 300 Estate traz consigo um pacote de equipamentos, uma exigência do consumidor desse tipo de veículo. Os itens incluem a praticidade do sistema de estacionamento automático com sensores Parktronic (6 traseiros e 6 dianteiros), o luxuoso interior com bancos de couro – o do motorista com ajustes elétricos, memória e ajuste lombar - e o amplo teto solar panorâmico.
A estrutura da carroceria do Classe C Estate é 50 kg mais leve do que o seu antecessor, apesar de ser ter dimensões maiores (96mm maior em comprimento; 40mm em largura e 80mm na distância entre-eixos), além disso o modelo oferece mais espaço interno. O modelo teve melhorias no isolamento acústico, cujo sistema de vedação é o mesmo do Classe S. Com 20% mais partes de alumínio do que seu antecessor, o modelo lidera seu segmento em termos de construção leve.
A traseira esportiva do novo Classe C Estate oferece uma capacidade de carga que vai dos 490 aos 1.510 litros (segundo a norma ISO 3832). Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, o que abre uma ampla gama de possibilidades para utilizar o interior em configurações para cinco, quatro, três ou dois ocupantes, acomodando objetos ou volumes de maior porte.
Os encostos dos bancos traseiros podem ser destravados e rebatidos eletricamente ao toque de uma tecla para ampliar o espaço de carga. A praticidade de carregamento é facilitada ainda mais com a tampa traseira com abertura elétrica EASY PACK.
Na parte mecânica o modelo conta com o motor 2,0 litros de 245 cavalos de potência que leva o carro da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos e pode chegar a até 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente).
O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido pela primeira vez em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade. Essa sofisticada tecnologia é complementada pela "ignição múltipla rápida": após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional, resultando em maior desempenho com menor consumo.
A função ECO start/stop desliga o motor quando o veículo está parado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente ou retira o pé do freio.
Apesar das duas marchas a mais, em comparação com o câmbio 7G-TRONIC PLUS anteriormente usado no Classe C, o câmbio 9G-TRONIC é tão compacto como o seu antecessor e é 1kg mais leve, graças ao alojamento do conversor de torque de alumínio e à carcaça de liga de magnésio extremamente leve da caixa de engrenagens.
A transmissão é automática 9G-TRONIC de nove velocidades, esta é a primeira transmissão automática do segmento premium com conversor de torque hidrodinâmico.
Cinco programas de condução permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-TRONIC pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo. No C 300 Estate, o motorista pode selecionar o programa de condução desejado ao toque de uma tecla. As opções disponíveis são: "Comfort", "ECO", "Sport" e "Sport+". A opção "Individual", adicional, permite que o motorista configure seu veículo de acordo com suas preferências pessoais.
Os modos de condução possibilitam também que o motorista escolha o som do motor que mais lhe agrada por meio do sistema DYNAMIC SELECT. No modo Comfort, por exemplo, é possível desfrutar do sistema de som para escutar suas músicas preferidas praticamente sem interferência do som do motor e no modo Sport/Sport+, o sistema de alto-falantes reproduz no interior do automóvel o desempenho sonoro do motor de 245 cv. Isso acontece por meio de um gerador de som pré-programado que reconhece o comportamento do veículo, como por exemplo, rotação de marchas, peso, ângulo do pedal do acelerador, velocidade, intensificando o som do motor em seu interior. O sistema, no entanto, não interfere na reprodução de músicas.
O assistente ativo de estacionamento PARKTRONIC estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. A função de partida KEYLESS-GO permite ligar e desligar o motor ao toque de uma tecla, sem necessidade de usar a chave.
Outros sistemas de série incluem o monitoramento da pressão dos pneus, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Tração Eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem dos discos na chuva) e função HOLD, de parada em semáforos ou situações semelhantes sem necessidade de manter o pé no pedal do freio.
Como todos os modelos Mercedes-Benz, o C 300 Estate é equipado de série com o importante sistema ATTENTION ASSIST, que pode alertar o motorista em caso de falta de atenção e sonolência.
O novo C 300 Estate Avantgarde chega ao mercado com preço sugerido de R$ 265.900,00.