O que esperar da próxima edição da Copa do Mundo Feminina
No dia 20 de julho deste ano terá início a nona edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA. O torneio será sediado na Austrália e na Nova Zelândia desta vez e terá os Estados Unidos defendendo o título da competição. O Brasil, com menos aspirações do que em outros anos, segue sonhando com o primeiro título do campeonato.
Serão 32 seleções na disputa da primeira fase, divididas em oito grupos, que terão os dois melhores times avançando para as oitavas de final. Daí em diante, em jogos eliminatórias, as equipes vão se eliminando até chegarmos na grande final. A decisão do Mundial está prevista para acontecer em 20 de agosto, em Sydney.
O que esperar do Brasil?
Apesar de ter perdido recentemente para Estados Unidos e Canadá, o Brasil chegará ao Mundial em meio a uma boa sequência de resultados. Nos últimos 10 jogos, afinal, as brasileiras venceram em sete oportunidades. No período, inclusive, foram vistos triunfos contra rivais fortes, como por exemplo, Japão, Canadá e Itália.
Na primeira fase, a equipe comandada pela sueca Pia Sundhage estará no Grupo F, junto com França, a grande favorita da chave, Jamaica e Panamá. Com isso, o Brasil tem amplo favoritismo para avançar, mesmo que em segundo lugar. Nas oitavas de final, as brasileiras podem ter pela frente, por exemplo, a Alemanha, a favorita do Grupo H.
As favoritas
Entre as principais favoritas para o título desta Copa do Mundo Feminina, é impossível não citar os Estados Unidos. A seleção, afinal, além de atual campeã do torneio, é a maior vencedora da história da competição. No entanto, ela não é a única favorita. Na primeira fase mesmo, o time já vai encarar outra grande candidata ao troféu, a Holanda, vice-campeã em 2019.
Ainda falando das potências europeias, outra enorme favorita ao título é a Inglaterra, que é a atual campeã da Eurocopa. Alemanha, Espanha e França, que também foram bem no torneio continental em 2022 e são outras potências. Por fim, mas não menos importante, vale a menção para a Austrália, que joga em casa e tem um elenco forte.
Atrações da competição
Para os brasileiros, a maior atração desta Copa do Mundo Feminina é assistir aos jogos do Brasil. No entanto, a missão de acompanhar os resultados ao vivo não será das mais fáceis, afinal, os horários não ajudam. Como a competição será disputada na Oceania, muitas partidas serão na madrugada do horário de Brasília.
De toda forma, para os que ainda assim quiserem acompanhar todos os duelos do torneio, atrações não faltam. Como é esperado, as principais jogadores do cenário mundial estarão em campo. A espanhola Alexia Putellas, a norte-americana Alex Morgan, a francesa Wendie Renard, e claro, a brasileira Marta são apenas algumas das craques da competição.
Além disso, as apostas esportivas podem trazer um fator a mais para a competição em 2023. Não tão populares no mundo em 2019, na última edição do torneio, desta vez, o cenário deste mercado está em grande alta. Com isso, muitos podem ver neste meio uma motivação extra para acompanhar as partidas e ver o caminho de cada uma das 32 seleções do Mundial.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.