Agência homologa leilão com concessão de três aeroportos de MS
Empresa espanhola AENA arrematou lote e irá administrar aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) homologou o resultado da licitação que concedeu à empresa espanhola Aena Desarollo Internacional administração, por 30 anos, de três aeroportos de Mato Grosso do Sul. As empresas fazem parte do lote arrematado por R$ 2,45 bilhões.
O leilão foi realizado no dia 28 de agosto deste ano, sendo parte da 7ª rodada de concessões aeroportuárias do governo.
Na decisão assinada hoje pelo diretor-presidente substituto da Anac, Tiago Sousa Pereira, consta que o cronograma ainda irá definir a celebração do contrato de concessão do bloco SP/MS/PA/MG.
A empresa espanhola Aena que já administra seis aeroportos no Nordeste foi a única a apresentar proposta no leilão.
Foram leiloados os aeroportos de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá e fazem parte do lote do Bloco SP/MS/PA/MG : aeroporto de Congonhas (SP), Maestro Wilson Fonseca, em Santarem (PA), João Corrêa da Rocha, em Marabá (PA), Carajás, em Parauapebas (PA), Altamira (PA), tenente-coronel AviadorCésar Bombonato, em Uberlândia (MG), Mário Ribeiro, em Montes Claros (MG), e Mário de Almeida Franco, em Uberaba (MG).
A Aena terá direito de explorar os aeroportos por 30 anos e obrigação de investir R$ 7,2 bilhões nos empreendimentos. Esses 11 terminais representam 15,8% do total do tráfego de passageiros no Brasil, ou seja, cerca de 30 milhões de passageiros por ano.