ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Bolsa Família não pagará 2 benefícios em dezembro, lembra governo

Repasse segue calendário oficial e antecipação só foi realizada para beneficiários do Rio Grande do Sul

Por Silvia Frias | 21/11/2024 11:00
Em MS, até outubro, 206.457 famílias recebiam o benefício (Foto:  Roberta Aline/MDS)
Em MS, até outubro, 206.457 famílias recebiam o benefício (Foto:  Roberta Aline/MDS)

O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) divulgou alerta aos beneficiários do Bolsa Família sobre “fake news” que circula nas redes sociais sobre pagamento de dois benefícios em dezembro, sendo um deles a antecipação da parcela de janeiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) desmentiu boatos sobre pagamento duplo do Bolsa Família em dezembro, incluindo uma suposta antecipação. O pagamento segue o calendário oficial disponível no site do ministério, com exceção para famílias em municípios em situação de emergência. Em MS, 206.457 famílias recebiam o benefício em outubro, sendo Campo Grande a cidade com maior número de beneficiários. O valor mínimo do benefício é R$ 600, e consultas podem ser feitas pelo site da Caixa Econômica Federal.

“As informações são falsas”, afirmou o ministério. O pagamento oficial mensal do benefício segue o calendário divulgado no início deste ano e disponível no site do ministério.

O ministério orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal do ministério e nas redes sociais da pasta. O Bolsa Família também não tem pagamento de 13ª parcela de benefício.

O auxílio prevê o pagamento de, no mínimo, R$ 600 por família. Em Mato Grosso do Sul, conforme dados disponíveis até outubro, o benefício era pago para 206.457 famílias, sendo 53.336 famílias contempladas em Campo Grande. Na sequência dos cinco municípios com maior número de famílias atendidas estão Dourados (13.577), Corumbá (10.338), Ponta Porã (9.909) e Três Lagoas (8.046).

Confira, abaixo, o calendário para novembro:

21 de novembro de 2024: NIS final 4

22 de novembro de 2024: NIS final 5

25 de novembro de 2024: NIS final 6

26 de novembro de 2024: NIS final 7

27 de novembro de 2024: NIS final 8

28 de novembro de 2024: NIS final 9

29 de novembro de 2024: NIS final 0

A consulta pública do bolsa família pelo CPF ou NIS é disponibilizada de forma online, pelo site oficial da Caixa Econômica Federal. No ambiente é possível visualizar os valores liberados por família, além da consulta do saldo do benefício e valores que já foram sacados. Veja abaixo o passo a passo:

Antecipação - Há exceção para os moradores de municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal. Segundo a Caixa, o crédito foi antecipado para 658 mil famílias do Rio Grande do Sul. Para essas pessoas, o pagamento será realizado de forma unificada, no primeiro dia do repasse, independentemente do número final do NIS.

Com informações da Agência Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias