ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Caminhoneiros simulavam roubos para desviar cargas

Ao todo são cumpridos 76 mandados em Campo Grande (MS), cidades de Minas Gerais, São Paulo e mais 3 estados

Por Ana Paula Chuva | 10/12/2024 08:29
Caminhoneiros simulavam roubos para desviar cargas
Esquema mostra como quadrilha atuava para desviar a carga e não levantar suspeitas

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Uberaba (MG) deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a operação “Chave na Mão”, contra quadrilha especializada em roubo de cargas. O grupo contava com caminhoneiros que simulavam os assaltos para ficar com a mercadoria que seria revendida depois e os lucros distribuídos entre os criminosos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A operação "Chave na Mão", deflagrada pelo Gaeco de Uberaba (MG), desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de cargas. O grupo, investigado por dois anos, simulava assaltos com a participação de motoristas, desviando mercadorias e revendendo-as. Foram cumpridas 76 ordens judiciais em cinco estados, resultando em prisões e apreensões de armas, dinheiro, veículos e eletrônicos. O núcleo principal da quadrilha atuava em Uberaba, mas a operação também atingiu membros em Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Paraíba.

Ao todo são cumpridas 76 ordens judiciais em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Paraíba, sendo 57 de busca e apreensão e mais 19 de prisão. A organização criminosa contava com informações privilegiadas sobre a mercadoria que seria transportada, seja por interesse de quem comprava ou dos atravessadores. Os motoristas que integravam o grupo simulavam os roubos e a carga era desviada.

Depois a carga era comercializada e o lucro dividido entre os integrantes do esquema que contava com intermediadores, receptadores e motoristas que simulavam o roubo, levavam o produto para o local indicado, registraram a ocorrência na polícia e depois voltava ao local e avisava que tinha encontrado o veículo.

O grupo foi investigado por dois anos e os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Uberaba. Na cidade mineira foram apreendidos, até o momento, armas de fogo, veículo, cerca de R$ 20 mil em dinheiro, aparelhos telefônicos e outros eletrônicos. Tudo será periciado.

Conforme a imprensa mineira, o núcleo principal da quadrilha estava em Uberaba, mas na capital sul-mato-grossense e nas cidades de Curitiba, Catalão e Sousa também foram cumpridas ordens judiciais contra membros importantes do grupo. Não há informações de quantos mandados foram cumpridos em cada local.

O nome da operação faz alusão à simulação do motorista ter sido vítima de furto ou roubo de carga. A ação contou com apoio das Polícias Militar, Penal, Rodoviária Federal, Núcleos de Operações Especiais, Grupos de Patrulhamento Tático e Gaecos regionais.

Caminhoneiros simulavam roubos para desviar cargas
Equipe da Polícia Militar de MG em frente a casa de um dos alvos da operação (Foto: Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias