Campo Grande volta à fase vermelha da covid junto a outros 30 municípios
Prosseguir saiu nesta quarta-feira com dados para as 79 cidades de Mato Grosso do Sul
Campo Grande saiu da bandeira laranja e está em vermelha ao lado de outros 30 municípios, de acordo com o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) publicado nesta quarta-feira (24).
Por outro lado, nenhum município está em bandeira cinza, o grau mais alto de risco para contaminação da covid-19, e nem o verde, o grau mais baixo (confira o mapa abaixo).
O panorama da semana aponta que 29 municípios apresentam melhora de risco, 22 pioraram, entre elas a Capital, e 28 permaneceram na mesma faixa.
O Prosseguir desta semana era aguardado para definir a possibilidade de retorno às aulas presenciais ou híbridas na Rede Estadual de Ensino. Como a Capital está em vermelho, a possibilidade é manter as aulas on-line no dia primeiro de março.
De acordo com o Prosseguir, os dados foram recolhidos entre 14 e 20 de fevereiro e apresenta recomendações até 6 de março aos municípios.
O programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quantidades de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade, disponibilidade de testes, entre outros aspectos.
No último boletim o governo do Estado havia afrouxado o toque de recolher, das 23h às 5h, para municípios que estavam em bandeira laranja ou amarela. Estão em amarela Água Clara, Novo Horizonte do Sul, Maracaju, Jardim, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Rio Negro, Rio Verde e Figueirão.
Mato Grosso do Sul chegou nesta quarta-feira a 178.250 casos confirmados de covid-19 e 3.246 mortes relacionadas à doença. Atualmente são 509 pessoas internadas e 7.890 em isolamento domiciliar.