Capital e mais 4 cidades vão comprar usina móvel de pavimentação asfáltica
Aquisição fará com que uma rua seja asfaltada em dois dias e reduzirá custo em 35%, segundo prefeitura
Composto pelas prefeituras de Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Terenos e Jaraguari, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul pretende adquirir uma usina móvel de pavimentação asfáltica e pá carregadeira, que podem reduzir custos de serviços de asfalto em mais de 35%, fazendo com que asfalto seja concluído em uma rua em dois dias.
A aquisição foi aprovada em assembleia extraordinária neste sábado (25), em Sidrolândia, a 71 quilômetros da Capital. Presidente do consórcio, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), destacou que o consórcio não visa lucro e moderniza a gestão dos municípios. A prefeitura não divulgou ainda qual será o valor da aquisição.
“É uma maneira nova de fazer gestão com transparência, celeridade e compromisso e nós entendemos que a maior demanda e necessidade dos nossos municípios é de obras de infraestrutura, pavimentação e drenagem”, disse Adriane, durante a assembleia.
O diretor executivo do Consórcio Central, Vanderlei Bispo, explicou que o material utilizado e fabricado pela usina é de extrema qualidade e vai garantir que o serviço de asfalto ou tapa-buraco seja acelerado e não precise ser refeito.
“O que garante isso é a autonomia nos serviços que podem acontecer durante todos os dias e turnos. Com isso, seremos capazes de concluir a pavimentação de uma rua inteira em dois dias, por exemplo”, garantiu Vanderlei.
A prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo, também participou da reunião. “Hoje é um marco para nossos municípios e estamos empenhados no mesmo processo, que é a entrega ágil para a população”, disse.
Na assembleia, a solenidade de assinatura do Estatuto do Consórcio Central de MS teve também a presença dos prefeitos de Terenos, Henrique Wancura Budke; de Dois Irmãos do Buriti, Wladimir de Souza Volk e representante de Jaraguari, Lucas Tonet, além do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro e vereadores dos municípios participantes.
Consórcio Central - O consórcio funciona com administração própria e autonomia. O objetivo é garantir para a população das cidades integrantes mais agilidade na execução dos serviços públicos e na aquisição de bens que promovam geração de oportunidades, riquezas, renda, empregos e desenvolvimento territorial sustentável.
O grupo também deve proteger os recursos sustentáveis da região, promovendo a recuperação do passivo ambiental, o gerenciamento de planos de manejo de recursos naturais no território e o estabelecimento de parcerias empresariais para o uso de tecnologias agrícolas de menor impacto ambiental.