Cataratas desiste de administrar Aquário do Pantanal
Acordo prévio foi firmado em 2014, mas grupo desistiu da gestão, alegando "reposicionamento estratégico"
O Grupo Cataratas desistiu do contrato de gestão do Aquário do Pantanal, que havia sido firmado em 2014. A decisão oficial foi encaminhada ao governo do Estado, que deve assumir a administração por pelo menos um ano, conforme já anunciado.
A decisão partiu do conselho administrativo do grupo, que partiu para a “desistência amigável” do contrato no modelo PPP (Parceria Público Privada).
Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, houve “reposicionamento estratégico” do grupo, que preferiu não assumir a gestão, sob alegação de estar participando de série de concessões no país.
Desde que cronograma de obras e possível reabertura foram estabelecidos, o governo do Estado e o Grupo Cataratas voltaram a discutir a gestão do Aquário do Pantanal. A obra deve ser entregue até o fim deste mês.
Porém, o grupo reconsiderou da decisão. “O Governo fez o envio de documentação para o Grupo Cataratas, informando a situação da obra e os cronogramas estabelecidos. Comunicamos oficialmente à empresa que ela deveria, ao final desse processo, fazer o recebimento operacional do Aquário. Nesse período, foram realizadas várias tratativas entre o Governo e a Cataratas, inclusive, com avaliação e visita técnica ao Aquário pela equipe da Cataratas”, disse Verruck.
Em declarações anteriores, o governo do Estado já trabalhava com “plano B”, caso o grupo não assumisse a gestão do Aquário. A previsão era assumir a administração em prazo máximo de um ano ou até outra empresa ser escolhida por meio de nova licitação.
Obra - Considerado um dos maiores viveiros de água doce do Brasil, o Aquário do Pantanal, em construção em Campo Grande, está com cronograma de obras avançado. O valor gasto é de cerca de R$ 250 milhões foram aplicados no empreendimento que se tornará ponto turístico e centro de pesquisa da ictiofauna pantaneira.
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal contará com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e um tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.
Das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução. O povoamento dos tanques já foi iniciado no fim de fevereiro.