ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Cidades de MS conquistam prêmios por estratégias inovadoras na saúde pública

Realizado em Brasília, Projeto ImunizaSUS selecionou trabalhos de Caarapó e Selvíria

Por Jéssica Fernandes | 21/11/2024 08:45
Cidades de MS conquistaram prêmios por inovação no ImunizaSUS. (Foto: Mateus Vidgal-CONASEMS)
Cidades de MS conquistaram prêmios por inovação no ImunizaSUS. (Foto: Mateus Vidgal-CONASEMS)

Iniciativas inovadores na área de imunização renderam prêmios para cidades de Mato Grosso do Sul durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, realizada em Brasília, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cidades de Mato Grosso do Sul foram premiadas por projetos inovadores em imunização na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Caarapó recebeu o Prêmio Conasems por seu trabalho com comunidades indígenas contra a dengue, enquanto Selvíria foi premiada na categoria SBIm e OPAS, garantindo vaga na XXVII Jornada Nacional de Imunização. Outras cidades como Aquidauana, Maracaju e Três Lagoas também apresentaram trabalhos de destaque, demonstrando a excelência em estratégias de imunização no estado. O evento promoveu a troca de experiências entre municípios, incentivando a melhoria contínua das práticas de vacinação.

O município ganhador do Prêmio Conasems, vídeo documentário, foi Caarapó. Secretário de Saúde e diretor-administrativo do Cosems-MS, Vinicio Faria destaca a relevância do trabalho apresentado.

“É com muita emoção e satisfação que apresentamos, pela primeira vez em Brasília, uma política pública exitosa de Caarapó. O projeto ‘Fortalecendo a Imunização: Estratégias Colaborativas para Proteger as Comunidades Indígenas de Caarapó contra a Dengue’ representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação, parceria e respeito às nossas comunidades indígenas”, afirma.

Outra cidade ganhadora foi Selvíria, representando a região Centro-Oeste, na categoria SBIm e OPAS, sendo contemplada com a participação na XXVII Jornada Nacional de Imunização, promovida pela (Sociedade Brasileira de Imunização). A autora do trabalho, Patrícia Chiochetta Alves, também comemorou a vitória: “Estou emocionada. É um sinal de que estamos no caminho certo, realizando um bom trabalho para a erradicação de doenças”, diz.

A secretária de Saúde de Brasilândia, membro da diretoria do Cosems-MS, e representante do estado no Projeto imunizaSUS, Adeiza Abrami, celebrou a troca de experiências proporcionada no evento. “Tivemos ótimos trabalhos apresentados. Essa troca incentiva muito os municípios participantes. A mostra acontece anualmente e todos que se dedicam e realizam um trabalho diferenciado podem participar”, destaca.

A terceira ganhadora foi Três Lagoas na categoria matéria jornalística e publicação especial e publicação na edição especial ImunizaSUS com a "Declaração de vacinação atualizada (DVA): uma estratégia de vacinação de qualidade". O trabalho foi desenvolvido por Fernanda Marega Nery Ruiz.

Confira as experiências de destaque apresentadas pelos municípios de Mato Grosso do Sul:

  • Selvíria: Estratégias para alcançar as coberturas vacinais no município de Selvíria e seus impactos no indicador do Previne Brasil – Patrícia Chiochetta Alves.
  • Aquidauana: Para avançarmos, temos que retroceder: a volta do Zé Gotinha nas ações de imunização – Camila Mayer Mirowski.
  • Maracaju: Vacinas especiais e a equipe de Atenção Primária – Daise Cristiane de Oliveira Silva.
  • Três Lagoas: Declaração de vacinação atualizada (DVA): uma estratégia de vacinação de qualidade – Fernanda Marega Nery Ruiz.
  • Caarapó: Fortalecendo a imunização: estratégias colaborativas para proteger as comunidades indígenas de Caarapó contra a dengue – Francisco Júnior de Oliveira Santos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias