CNHs vencidas passa de 260 mil em MS, é 1 a cada 5 motoristas regulares
Total chega a 10% dos quase 1,2 milhões de motoristas registrados pelo órgão no Estado
Motoristas com documentos de habilitação vencidos em Mato Grosso do Sul, há mais de cinco anos, somam 261.624. Como o Estado tem cerca de 1.2 milhão de habilitados, a proporção é 1 motorista irregulares para cada 5 com o documento em dia aqui no Estado.
A avaliação é que na pandemia as pessoas negligenciaram a regularização. O Detran-MS lembra que ficou apenas 15 dias fechados, no inicio das medidas de combate ao coronavírus em Mato Grosso do Sul, o que não justificaria a quantidade de CNHs vencidas. O órgão lembra ainda que, para ficar em dia, a renovação pode ser feita on-line.
Conforme divulgado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), os condutores que não fizeram os trâmites necessários somam 10% dos quase 1,2 milhões dos motoristas registrados no Estado.
Mesmo com os prazos suspensos, para quem teve a carteira vencida a partir de 19 de fevereiro, a renovação está disponível pela ferramenta CNH Ágil, clicando aqui.
As etapas envolvem abrir o processo, emitir guia de pagamento, agendar e realizar o exame médico e retirar a CNH ou receber em casa, sem taxas de entrega.
O Detran lembra que dirigir com a CNH vencida é infração gravíssima, com 7 pontos negativos na carteira e multa de R$ 293,47.