Primeiro frio do ano faz população tirar casacos do armário
Com os termômetros marcando 15°C pela manhã, a previsão do tempo indica a continuidade do tempo seco e ameno

Campo Grande amanheceu nesta terça-feira (29) com os termômetros marcando 15°C nas primeiras horas da manhã, registrando o primeiro frio do ano e do outono em Mato Grosso do Sul. A queda nas temperaturas surpreendeu e fez com que muita gente recorresse aos casacos guardados no fundo do armário.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande registrou a primeira queda de temperatura significativa do ano nesta terça-feira (29), com os termômetros marcando 15°C pela manhã. A mudança climática fez com que moradores da capital sul-mato-grossense resgatassem casacos e agasalhos guardados desde o último inverno. Enquanto alguns, como a recepcionista Aline Souza, se preocupam com o frio, principalmente para as crianças, outros, como o aposentado Paulinho Silva Santos, se agasalham por obrigação, a pedido da esposa. O professor Jones Rogério, por outro lado, celebrou a chegada do frio e planeja aproveitar o feriado prolongado com leite quente e descanso. No interior do estado, as temperaturas foram ainda mais baixas, chegando a 9,3°C em Iguatemi. A previsão do tempo indica a continuidade do tempo seco e ameno nos próximos dias, com sol e variação de nebulosidade, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Apesar da estabilidade, ainda há possibilidade de chuva isolada nas regiões norte e nordeste do estado nesta terça-feira.
Nas ruas do Centro da Capital, a cena era comum: casacos, moletons, gorros e até fones de ouvido para amenizar o desconforto térmico. A recepcionista Aline Souza, de 33 anos, enfrentou o frio logo cedo, esperando o ônibus para ir ao trabalho. “Na verdade, eu já carrego casaco todos os dias, porque não dá pra confiar em Campo Grande, né? Mas fico com mais pena das crianças, porque eu tenho duas e tenho que ir pra escola cedo. Mas não gosto de frio de forma alguma”, contou.
Já o aposentado Paulinho Silva Santos, de 70 anos, saiu bem agasalhado, usando dois casacos e um chapéu – por insistência da esposa. “É porque eu não gosto de casaco, mas como eu já tive pneumonia, eu tenho que usar, né? Minha esposa não deixou sair sem blusa. Pra mim tanto faz calor ou frio, porque tenho muito agasalho. Agora, se não tivesse, o negócio estava feio”.

Frio bem-vindo para alguns – Nem todo mundo reclamou das baixas temperaturas. O professor Jones Rogério, de 23 anos, foi um dos que celebrou o clima mais ameno. No ponto de ônibus da Praça Ary Coelho, no Centro, ele comentou: “Hoje amanheceu bem friozinho. Precisei tirar o casaco do armário. Eu gosto e prefiro o frio. Vou aproveitar para tomar leite quente e ficar na cama no feriado, já que vou emendar quinta e sexta”.
No interior do Estado, a menor temperatura até o momento foi de 9,3ºC no município de Iguatemi, no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Os termômetros bateram os 10ºC em Amambai e Caarapó, e chegou aos 11ºC em Aral Moreira, Sete Quedas e Rio Brilhante. Dourados e Ponta Porã chegaram aos 12,3ºC. Porto Murtinho, conhecida pelo forte calor, atingiu mínima de 16ºC.
Os índices podem sofrer alterações, conforme as atualizações das bases meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) espalhadas pelos municípios.
A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul entre terça-feira (29) e quinta-feira indica a chegada de um período mais seco, com temperaturas amenas em grande parte do Estado.
Com o avanço de uma massa de ar frio, o tempo deve permanecer firme, com sol e variação de nebulosidade. A mudança no clima é provocada pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece a estabilidade e reduz as chances de chuva. No entanto, nesta terça, ainda pode haver precipitação isolada nas regiões norte e nordeste.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.