Com avanço da covid, venda de álcool 70% está liberada até fevereiro
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) espera que produto ajude a reduzir transmissão da doença
Por causa do aumento de casos de covid-19 no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a venda livre e a doação de álcool etílico líquido na concentração de 70% p/p (setenta por cento, expresso em peso por peso).
A alta nos casos da doença se dá em função da subvariante da ômicron, a BQ.1. Ainda não há casos identificados da subvariante em Mato Grosso do Sul, mas os casos de covid triplicaram no início de novembro no Estado.
A venda de álcool líquido 70% foi autorizada em 2020, no início da pandemia. A autorização foi revogada neste ano, com o fim da Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional).
Os produtos têm que ser devidamente regularizados na Anvisa. O objetivo, conforme o órgão, é ampliar o acesso a produtos que contribuam na implementação de resposta coordenada para reduzir a transmissão e proteger a população em geral.
A autorização, expedida na quinta-feira (17) por meio de resolução, tem validade de 90 dias. Portanto, o álcool etílico líquido 70% p/p poderá ser comercializado até o dia 15 de fevereiro de 2023.
A resolução esclarece que “a covid-19 tem demonstrado tendência a ter picos anuais de sazonalidade no Brasil, ao contrário de outras doenças respiratórias, como a influenza ou gripe, que aparecem com mais frequência no país apenas nos meses de inverno”.
Clique aqui para ver a resolução.