Da informalidade ao MEI, mulheres aproveitam atendimento de graça no Coophavilla
Evento do Sebrae e parceiros oferecem de graça orientações sobre currículo e regularização para empreendedoras
Para incentivar e aumentar a participação de empreendedoras no mercado de trabalho, o evento "Emprega Mulher" oferece atendimento de graça até esta quinta-feira (16) no centro comunitário no Bairro Coophavila 2, em Campo Grande. No local é possível retirar carteira de trabalho, receber orientações sobre currículos, abertura de MEI (Microempreendedor individual), linhas de crédito direcionadas a mulheres e auxílio ao seguro desemprego.
Cleusa Delmondes, de 62 anos, realizou o grande sonho de abrir o MEI. Depois de três anos trabalhando na informalidade, conseguiu em apenas 40 minutos regularizar a situação. "Há três anos nascia meu bazar com simples intuito de juntar dinheiro para minha neta, na época com 17 anos, ir morar no Estado Unidos para estudar e trabalhar. O negócio deu tão certo que o bazar permaneceu. Trabalhava como motorista de aplicativo e no mesmo ano minha mãe ficou doente, o bazar em casa me ajudou a cuidar dela, que infelizmente faleceu há um mês. O meu sonho era ser uma microempreendedora", contou.
Orgulhosa da nova conquista, a empresária foi para casa contar a novidade para o marido, foi ele quem avisou sobre o atendimento de regularização oferecido no bairro.
A procura de um emprego, Laís Borges Soares, de 23 anos, saiu do Bairro Los Angeles onde mora com o filho de 1 ano e 6 meses até o Bairro Coophavila 2, para fazer o currículo e se cadastrar em uma das 1.200 vagas de empregos ofertadas pela Funtrab (Fundação do Trabalho). "Cheguei aqui apenas com meus documentos e estou saindo com meu currículo em mãos. Além do bom atendimento, a equipe de maquiagem fez questão de me maquiar para fazer a foto do currículo", explicou a jovem.
Analista do Sebrae e gestora do Sebrae Delas, Vânia Bispo Torraca comentou sobre a realização do evento Emprega Mulher, que prevê atender até 500 pessoas de graça, em dois dias: "Foram 20 dias divulgando o evento no bairro, infelizmente a procura não foi como esperado. Nosso objetivo é o empreendedorismo feminino queremos que essas mulheres tenham a oportunidade de começar no primeiro emprego, carteira de trabalho e até mesmo abertura do MEI".
Evento começou nesta quarta-feira (15) e segue até amanhã às 17h. Além das palestras ofertadas, é possível aprender a elaborar currículo contendo todas as informações necessárias para tentar uma vaga no mercado de trabalho.
Pensando nas mulheres que são mães e não tem com quem deixar os filhos, o local oferece fraldário, espaço kids e espaço amamentação. Todo o projeto foi pensando em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março. A ação é uma iniciativa do Sebrae/MS, Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab) e Associação de Mulheres de Negócios de Campo Grande (BPW), com apoio do Sistema Fecomércio, via Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).