ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Da informalidade ao MEI, mulheres aproveitam atendimento de graça no Coophavilla

Evento do Sebrae e parceiros oferecem de graça orientações sobre currículo e regularização para empreendedoras

Thays Schneider | 15/03/2023 19:10
Cleusa Delmondes comemorando abertura do MEI após três anos (Foto: Alex Machado)
Cleusa Delmondes comemorando abertura do MEI após três anos (Foto: Alex Machado)

Para incentivar e aumentar a participação de empreendedoras no mercado de trabalho, o evento "Emprega Mulher" oferece atendimento de graça até esta quinta-feira (16) no centro comunitário no Bairro Coophavila 2, em Campo Grande. No local é possível retirar carteira de trabalho, receber orientações sobre currículos, abertura de MEI (Microempreendedor individual), linhas de crédito direcionadas a mulheres e auxílio ao seguro desemprego.

Cleusa Delmondes, de 62 anos, realizou o grande sonho de abrir o MEI. Depois de três anos trabalhando na informalidade, conseguiu em apenas 40 minutos regularizar a situação. "Há três anos nascia meu bazar com simples intuito de juntar dinheiro para minha neta, na época com 17 anos, ir morar no Estado Unidos para estudar e trabalhar. O negócio deu tão certo que o bazar permaneceu. Trabalhava como motorista de aplicativo e no mesmo ano minha mãe ficou doente, o bazar em casa me ajudou a cuidar dela, que infelizmente faleceu há um mês. O meu sonho era ser uma microempreendedora", contou.

Orgulhosa da nova conquista, a empresária foi para casa contar a novidade para o marido, foi ele quem avisou sobre o atendimento de regularização oferecido no bairro.

A procura de um emprego, Laís Borges Soares, de 23 anos, saiu do Bairro Los Angeles onde mora com o filho de 1 ano e 6 meses até o Bairro Coophavila 2, para fazer o currículo e se cadastrar em uma das 1.200 vagas de empregos ofertadas pela Funtrab (Fundação do Trabalho). "Cheguei aqui apenas com meus documentos e estou saindo com meu currículo em mãos. Além do bom atendimento, a equipe de maquiagem fez questão de me maquiar para fazer a foto do currículo", explicou a jovem.

Laís Borges Soares saiu do evento com o currículo em mãos (Foto: Alex Machado)
Laís Borges Soares saiu do evento com o currículo em mãos (Foto: Alex Machado)

Analista do Sebrae e gestora do Sebrae Delas, Vânia Bispo Torraca comentou sobre a realização do evento Emprega Mulher, que prevê atender até 500 pessoas de graça, em dois dias: "Foram 20 dias divulgando o evento no bairro, infelizmente a procura não foi como esperado. Nosso objetivo é o empreendedorismo feminino queremos que essas mulheres tenham a oportunidade de começar no primeiro emprego, carteira de trabalho e até mesmo abertura do MEI".

Analista do Sebrae e gestora do Sebrae Delas, Vânia Bispo Torraca comenta sobre a baixa procura (Foto: Alex Machado)
Analista do Sebrae e gestora do Sebrae Delas, Vânia Bispo Torraca comenta sobre a baixa procura (Foto: Alex Machado)

Evento começou nesta quarta-feira (15) e segue até amanhã às 17h. Além das palestras ofertadas, é possível aprender a elaborar currículo contendo todas as informações necessárias para tentar uma vaga no mercado de trabalho.

Pensando nas mulheres que são mães e não tem com quem deixar os filhos, o local oferece fraldário, espaço kids e espaço amamentação. Todo o projeto foi pensando em alusão ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março. A ação é uma iniciativa do Sebrae/MS, Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab) e Associação de Mulheres de Negócios de Campo Grande (BPW), com apoio do Sistema Fecomércio, via Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Nos siga no Google Notícias