Defensoria atende mais de 1,3 mil indígenas durante força-tarefa em aldeias
Atendimento móvel percorreu Aquidauana, Dourados, Tacuru, Eldorado e Japorã
Em cinco dias de força-tarefa, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atendeu mais de 1,3 mil indígenas de aldeias localizadas em Aquidauana, Dourados, Tacuru, Eldorado e Japorã. As ações foram realizas na primeira quinzena de agosto e, em média, foram atendidos 260 indígenas diariamente.
“A maioria dos atendimentos está relacionado a documentos pessoais, como RG, CPF e Rani. Em algumas comunidades, também fizemos orientações jurídicas, ajuizamento de ações e consultas processuais”, destacou a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), Neyla Ferreira Mendes.
Moradora da aldeia, a estudante Naiara Fernandes, de 14 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o pedido de emissão do RG. “Tenho apenas a certidão de nascimento e sinto falta do RG no dia a dia, na escola, para ter acesso mais rápido a alguns serviços”, disse.
O Atendimento Móvel da Defensoria teve início em julho deste ano e já atendeu pessoas em situação de rua de madrugada na Capital, comunidades indígenas, mulheres em regiões periféricas durante o Agosto Lilás e também moradores do Noroeste, em Campo Grande.