ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SÁBADO  03    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Defensoria atende mais de 1,3 mil indígenas durante força-tarefa em aldeias

Atendimento móvel percorreu Aquidauana, Dourados, Tacuru, Eldorado e Japorã

Jhefferson Gamarra | 24/08/2021 14:25
Ação de atendimento em aldeiais promovida pela Defensoria Pública. (Foto: Divulgação)
Ação de atendimento em aldeiais promovida pela Defensoria Pública. (Foto: Divulgação)

Em cinco dias de força-tarefa, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atendeu mais de 1,3 mil indígenas de aldeias localizadas em Aquidauana, Dourados, Tacuru, Eldorado e Japorã. As ações foram realizas na primeira quinzena de agosto e, em média, foram atendidos 260 indígenas diariamente.

“A maioria dos atendimentos está relacionado a documentos pessoais, como RG, CPF e Rani. Em algumas comunidades, também fizemos orientações jurídicas, ajuizamento de ações e consultas processuais”, destacou a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), Neyla Ferreira Mendes.

Moradora da aldeia, a estudante Naiara Fernandes, de 14 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o pedido de emissão do RG. “Tenho apenas a certidão de nascimento e sinto falta do RG no dia a dia, na escola, para ter acesso mais rápido a alguns serviços”, disse.

O Atendimento Móvel da Defensoria teve início em julho deste ano e já atendeu pessoas em situação de rua de madrugada na Capital, comunidades indígenas, mulheres em regiões periféricas durante o Agosto Lilás e também moradores do Noroeste, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias