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Cidades

Em 2024, concessionária registrou 6 panes mecânicas por hora em rodovia

Ao todo, 54.990 motoristas passaram pelo problema na BR-163 por falta de manutenção

Por Geniffer Valeriano | 03/01/2025 18:08
Carro da CCR MSVia indo prestar atendimento a veículo que trafega pela BR-163 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Carro da CCR MSVia indo prestar atendimento a veículo que trafega pela BR-163 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A cada uma hora, 6,8 panes mecânicas em veículos foram registradas na BR-163, ao longo de janeiro a novembro de 2024. Conforme informado pela CCR MS Via, a concessionária prestou atendimento a 54.990 motoristas que passaram pelo problema.

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Entre janeiro e novembro de 2024, a CCR MS Via registrou uma média de 6,8 panes mecânicas por hora na BR-163, atendendo 54.990 motoristas. A falta de manutenção dos veículos foi identificada como a principal causa das ocorrências. Além das panes mecânicas, a concessionária também atendeu 50.240 casos relacionados à retirada de objetos da pista. Outros problemas frequentes incluíram pneus furados e pane seca. A CCR disponibiliza um serviço de atendimento 24 horas pelo telefone 0800 648 0163, que também recebe reclamações e sugestões dos usuários da rodovia.

Segundo relatado, os indicadores da concessionária apontam que a falta de manutenção dos veículos é o principal fator da maioria das ocorrências de pane mecânica. “Por isso, a concessionária orienta para que os motoristas façam revisões dos veículos antes das viagens. Um veículo que para de repente na pista por problemas mecânicos aumenta significativamente os riscos de uma colisão traseira, por exemplo”, destaca a CCR.

No ranking das principais ocorrências atendidas pela concessionária da BR-163, o segundo lugar é ocupado pelos atendimentos de retirada de objetos na pista, como restos de pneus e caixas de papelão. Nos 11 meses de 2024, a CCR foi acionada 50.240 vezes para solucionar o problema.

Pneu furado (14.971), pane seca (9.797), superaquecimento do motor (5.518), pane elétrica (3.683) e bateria descarregada dão prosseguimento à lista de chamados.

Para a reportagem, a concessionária informou que realiza atendimentos de socorro mecânico aos usuários da rodovia. A CCR ainda relata que os motoristas podem falar direto com a empresa, para pedir apoio, através do telefone 0800 648 0163, por meio de ligação ou WhatsApp.

“O Disque CCR MSVia funciona 24 horas por dia e está preparado para receber ligações com pedidos de atendimento na via, socorro a emergências e oferecer informações sobre as condições de tráfego. Ele também funciona como central de recebimento de reclamações, críticas, sugestões e elogios”, explica a CCR.

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