ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em 6 meses, Caravana da Saúde realizou 8,8 mil cirurgias eletivas em MS

Ao todo, foram feitos 12 mil pedidos de cirurgias, restando 3.200 solicitações

Izabela Cavalcanti | 19/10/2022 07:26
Médicos realizando cirurgia em paciente (Foto: Divulgação/Portal MS)
Médicos realizando cirurgia em paciente (Foto: Divulgação/Portal MS)

A Caravana da Saúde, por meio do “Examina MS” e “Opera MS” realizou 8,8 mil cirurgias eletivas em Mato Grosso do Sul, entre abril e setembro deste ano. O número supera a média anual, que é de 7,7 mil.

“Contando então com seis meses de programa, até o mês de setembro, conseguimos realizar o equivalente a um ano de produção de cirurgias eletivas, compensando parcialmente os problemas deixados, ou agravados, pela pandemia”, destaca o secretário estadual de Saúde, Flávio Britto.

Os projetos ajudaram a desafogar a fila de pacientes nos municípios que ficaram à espera da realização de procedimentos devido a pandemia Covid-19.

As solicitações do “Opera MS” foram inseridas por todos municípios e direcionadas aos 34 municípios polos que aderiram ao projeto.

Ao todo, foram feitos 12 mil pedidos de cirurgias, restando 3.200 solicitações que serão agendadas até o dia 31 de outubro e que poderão ser executadas até o dia 30 de novembro.

“Considerando que, em razão de dificuldades operacionais, quer seja pela própria reconfiguração dos hospitais na retomada à assistência pós Covid, quer seja pela falta e escassez de insumos, assim como os preços elevados de itens básicos como a dipirona e o soro fisiológico, a efetiva produção do programa firmou-se a partir de abril de 2022”, explica o secretário.

Os agendamentos de cirurgias referem-se, em sua maioria, às especialidades de cirurgia geral, otorrinolaringologia e cirurgia ginecológica.

Em relação ao "Examina MS" foram solicitados pelos municípios 56 mil exames e já agendados 46 mil procedimentos diagnósticos.

“Tivemos ofertas ainda de exames com agendas bem escassas no Estado como eletroneuromiografia, punções de mama, cintilografias e cateterismo cardíaco, que continuarão a ser executadas até dia 30 de novembro, assim como o projeto ‘Opera MS’”, revela Britto.

Covid-19 – Diante do forte impacto no SUS (Serviços do Sistema Único de Saúde) de Mato Grosso do Sul, causado pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado desenvolveu os dois projetos para a retomada da Assistência Eletiva à Saúde no Estado, dando continuidade na Caravana da Saúde.

Nos siga no Google Notícias