Estado enfrentou 192 surtos de doenças em 2022
Somente o vírus Sars-CoV-2 foi responsável por 92,2%, ou seja, o mesmo que 177 notificações
Além da covid-19, que tem monitoramento específico pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul sentiu os efeitos de outros 190 surtos de doenças ao longo de 2022, conforme Boletim Epidemiológico – Notificação de Surtos 2022, publicado recentemente pela secretaria.
Dados da publicação afirmam que entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado, foram notificados 192 surtos em todo MS, sendo o vírus Sars-CoV-2 responsável por 92,2%, ou seja, o mesmo que 177 notificações. Todos, entretanto, foram concentrados entre os meses de janeiro e fevereiro, já que “a partir de março sucedeu-se queda brusca, com manutenção de um número baixo de casos até dezembro do mesmo ano”.
A cidade de MS com maior número de surtos de covid-19 no ano passado foi Três Lagoas, com 96 ocorrências, seguida de Campo Grande, com 18. Sidrolândia e Coxim aparecem empatadas com 11 casos em cada uma.
Entre os municípios com maior parte dos surtos, inclusive de outras doenças, Campo Grande lidera de longe, registrando surtos de gripe, resfriado comum, sarna em humanos, mão-pé-boca, infecção intestinal e herpes. Cada uma delas causadas respectivamente pelos agentes: Influenza, Rinovírus, Sarcoptes scabei, Vírus Coxsackie/Enterovírus, Escherichia coli e Varicela-Zoster.
Com relação aos locais de maior ocorrência desses surtos, as indústrias, escolas e hospitais aparecem em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. Por fim, o boletim revela que além dos 177 surtos de covid, ocorreram quatro de gripe, 3 de rinovírus e agentes não identificados, dois de enterovírus e um de cada um dos seguintes: Sarcoptes scabei, Varicela-Zoster e Escherichia coli.
Definição – Surto ou evento inusitado em saúde pública é uma situação em que há aumento acima do esperado na ocorrência de casos de evento ou doença em uma área ou entre um grupo específico de pessoas, em determinado período. Ressalta-se que, para doenças raras, um único caso pode representar um surto.
O Sistema de Notificações de Surtos da SES é uma ferramenta produzida pela equipe do CIEVS/Estadual (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) de Mato Grosso do Sul.