Estudo reforça a necessidade urgente de concessão da rodovia BR-262
Cerca de 3.800 veículos passam pelo trecho diariamente com previsão de crescimento no fluxo nos próximos anos
Importante rota sul-mato-grossense, principalmente para o escoamento de grãos, minério, celulose e outros produtos, o trecho de 320 quilômetros da BR-262, que liga Campo Grande e Três Lagoas, passou por diagnóstico do Ministério da Infraestrutura , encomendado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que reforçou a necessidade urgente de concessão da rodovia.
De acordo o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o estudo reforça a argumentação de que a BR-262 possui condições que a credenciam para uma concessão.
"As nossas avaliações demonstram o aumento significativo no volume de produção e de escoamento por essa rodovia. Os dados apontam que atualmente mais de 8 Milhões de toneladas entre grãos, minério, eucalipto e celulose foram transportados por esta rodovia que corta Mato Grosso do Sul de Leste a Oeste, com aproximadamente 752 km”, esclareceu Verruck.
O relatório final do estudo deve ser entregue em março deste ano para ser incluído no Plano Nacional de Logística, onde serão identificadas as necessidades e oportunidades de investimentos em infraestrutura no Estado.
“Este novo diagnóstico vai balizar os futuros investimentos na logística de Mato Grosso do Sul, tanto pelo Governo do Estado, quanto as oportunidades para o setor privado”, reforça o titular da pasta.
Novos fatos relevantes, como a implantação da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo e inviabilidade de navegabilidade no Rio Paraguai fizeram com que o volume de veículos aumentasse significativamente. Atualmente o volume médio diário na rodovia ultrapassam 3.800 veículos, volume com potencial crescimento nos próximos anos.
Diante das analises, a rodovia deverá ter investimentos que ultrapassam R$ 43 milhões em 2022 em toda sua extensão. Deste montante R$ 21.3 milhões serão destinados a obras de restauração e supervisão da BR, do quilômetro 4 ao km 191 enquanto R$ 21,7 milhões serão direcionados para contratos de manutenção e conservação dos demais segmento da rodovia.
O ministério da infraestrutura e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informaram que está previsto obras de melhorias na adequação da capacidade da rodovia, bem como nas travessias urbanas de Ribas do Rio Pardo. Campo Grande e Terenos, Contorno de Água Clara e Indubrasil em Campo Grande e também quanto ao Anel Viário de Três Lagoas.