Força-tarefa vai combater dengue em 14 municípios que fazem divisa com PR e SP
Ação vai começar na próxima segunda-feira em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil
A partir da próxima segunda-feira (19), Mato Grosso do Sul vai iniciar força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya -, em 14 municípios que fazem divisa com os estados do Paraná e São Paulo.
Três Lagoas, que faz divisa com São Paulo; e Mundo Novo, com o Paraná, serão prioritários. A ação é conjunta com a Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), que também prevê atender mais dois municípios que fazem divisa com Minas Gerais.
“Fizemos reuniões por videoconferência com os estados do Paraná e São Paulo, estamos cogitando incluir Minas Gerais na ação conjunta. Vamos atuar nos municípios que fazem divisa com estes estados com orientação e limpeza pública. Tudo com o apoio das Defesas Civis municipais e prefeituras”, explicou o capitão Maxwelbe Moura, chefe do Departamento de Riscos e Desastres da Cepdec.
Além disso, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) deve iniciar até março, com o apoio da Coordenadoria, uma operação envolvendo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), para extinção dos criadouros do mosquito.
A ação vai ocorrer também em Campo Grande, com a cedência de 100 agentes para que o município consiga expandir o trabalho nas áreas prioritárias.
“Principalmente onde estão os principais focos, para que haja uma atenção maior nos bairros com mais proliferação do mosquito e casos de pessoas doentes”, disse Maxwelbe.
Em Campo Grande, os bairros com maior incidência da dengue são: Los Angeles, Noroeste, Nova Campo Grande, Centro Oeste, Núcleo Industrial, Parati e Rita Vieira.
Conforme a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.