ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Hospitais recebem melhorias na iluminação, condicionamento de ar e refrigeração

Projetos incluíram troca de lâmpadas, equipamentos de refrigeração e aparelhos de ar-condicionado

Adriano Fernandes | 05/04/2021 19:41
Entrada do Hospital Regional, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Entrada do Hospital Regional, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

O Hospital Regional e outros dois hospitais no interior do Estado estão entre os projetos que no último ano, receberam melhorias nos sistemas de iluminação, condicionamento de ar e refrigeração, possibilitando mais conforto aos pacientes e aos profissionais da saúde em meio a pandemia do novo coronavírus.

Além da unidade de saúde que é referência no tratamento da covid-19, em Mato Grosso do Sul, a Santa Casa de Corumbá e o Hospital Municipal de Tacuru, receberam cerca de 7.900 luminárias e lâmpadas de LED, que consomem menos energia, iluminam melhor e duram mais tempo. Foram trocados oito equipamentos de refrigeração, incluindo geladeiras, freezers e frigobares; e 103 aparelhos de ar-condicionado antigos deram lugar a equipamentos com tecnologia inverter.

“Voltamos nossa atenção à saúde pública e os investimentos realizados, além de contribuírem com o atendimento hospitalar nesse período de pandemia, ajudam a acabar com o desperdício de energia do Hospital Regional, em Campo Grande, da Santa Casa de Corumbá e do Hospital Municipal de Tacuru”, comenta Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul.

No ano passado a concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado, investiu quase R$ 3,5 milhões em projetos de eficiência energética voltados a iluminação pública eficiente e em hospitais. Na Capital o Parque dos Poderes, foi um dos locais que passou por ampla revitalização da iluminação pública, finalizada em dezembro do ano passado. A empresa realizou a troca de luminárias convencionais por luminárias de LED. Além de mais eficiência na iluminação, com a substituição, a Energisa estima uma economia de energia suficiente para atender 396 residências.

Outros nove municípios também receberam recursos da Energisa como parte das ações do Programa de Eficiência Energética no estado. As principais ruas e avenidas dos municípios de Antônio João, Bonito, Camapuã, Chapadão do Sul, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho e Rio Negro também foram contempladas. Nessas localidades, a concessionária substituiu luminárias com lâmpadas de vapor de sódio e os seus respectivos reatores por luminárias LED.

O Programa de Eficiência Energética é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e tem como objetivo promover o uso eficiente e seguro da energia elétrica por meio de projetos que gerem a economia para diversos setores da sociedade com a adoção de novas tecnologias, processos e usos.

Nos siga no Google Notícias