ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Infectado por 2 variantes em 3 meses, homem é 1ª morto após reinfecção por covid

Vítima é do RS e causa da morte foi confirmada por estudo; em MS, existem 10 mutações do coronavírus, diz SES

Liniker Ribeiro | 20/04/2021 17:29
Paciente grave da covid-19 sendo atendido por equipe da saúde, em UTI da Capital (Foto: Saul Shcramm)
Paciente grave da covid-19 sendo atendido por equipe da saúde, em UTI da Capital (Foto: Saul Shcramm)

Morador de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, homem, de 39 anos, é a primeira vítima de reinfecção por covid-19, no Brasil. O fato foi confirmado um mês após a morte do paciente, por estudo comandado pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, publicado no início desta semana.

Segundo o UOL Notícias, em intervalo de três meses e 11 dias, a vítima foi infectada por duas variantes diferentes do novo coronavírus, não tendo apresentado sintomas na primeira ocasião. A morte do paciente ocorreu no dia 19 de março.

Quinze pesquisadores brasileiros participaram do estudo publicado pela plataforma Research Square. "A análise genômica mostrou diferenças geneticamente significativas entre os vírus recuperados em ambas as infecções", explicam os pesquisadores no texto, conforme o UOL.

Conforme a publicação, a vítima era portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes. O primeiro quadro clínico de covid-19 foi relatado em novembro do ano passado, enquanto o segundo foi registrado no dia 11 de março de 2020.

O estudo aponta ainda, que a primeira infecção foi pela variante P.1. Já a segunda vez, a variante detectada foi a P2. Ambas as cepas têm origem brasileira.

Sem sintomas na primeira ocasião, a vítima apresentou dispneia [falta de ar], fadiga e dificuldade respiratória, além de saturação menor que 95% como sinal clínico, no segundo episódio. A evolução da doença fez com que o paciente fosse intubado.

Variantes em MS – Apesar de não haver confirmação de mortes por reinfecção pela covid, Mato Grosso do Sul possui pelo menos 10 “mutações” do coronavírus, com origem em países da Europa, América do Sul, América do Norte e África. Levantamento da SES (Secretaria Estadual de Saúde) indica que as variantes circulem em 37 cidades.

Considerada mais letal e com maior chance de atingir jovens, a P1 teve origem em Manaus (AM) e foi detectada em pelo menos sete municípios: Campo Grande, Bodoquena, Corumbá, Deodápolis, Eldorado, Itaporã e Itaquiraí.

A P2, de origem no Rio de Janeiro (RJ), foi verificada em 23 amostras dos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Ponta Porã.

Além destas, as variantes B.1.1.28 -, B.1.1.33 -, B.1.1.247 -, B.1 -, B.1.1.274 -, B.1.212 -,e B.1.240 também foram registradas, em MS.

Nos siga no Google Notícias