Mais de 24h após acidente, famílias ainda estão no aeroporto sem curtir feriadão
Famílias perderam dias de hospedagens e parte de planejamento para a "semana do saco cheio"
A “semana do saco cheio”, que era para ser de lazer e descanso, se tornou uma “dor de cabeça” para famílias de Campo Grande que estavam prestes a viajar. O estouro do pneu do trem de pouso de uma aeronave neste domingo (9), na pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, paralisou as operações do aeroporto por quase 9 horas, provocando cancelamentos em mais de 140 voos, entre pousos e decolagens, e gerando transtornos em aeroportos de todo o País, inclusive, no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
A policial Janaína Borges, de 34 anos, e a professora Aline Marengo, de 35, compraram um pacote de seis dias em Natal, no Rio Grande do Norte, para elas e a filha, de 2 anos e meio, para uma “mini-férias” em família. As três embarcariam neste domingo às 13h20 para São Paulo e, hoje (10) de manhã, iriam para Natal, mas o voo partindo de Campo Grande acabou cancelado.
“Chegamos às 11h30 de ontem para embarcar, o voo era às 13h20, mas foi cancelado”, conta Aline. Diante dos impasses, a família ficou até às 21h no aeroporto de Campo Grande aguardando uma resolução da companhia aérea. Agora, vão embarcar no final da tarde de hoje e chegar em Natal só amanhã (11) de manhã.
“Nesse tempo todo não nos deram nada e ainda perdemos o hotel em São Paulo. O prejuízo é de cerca de R$ 1.500”, detalha Aline, que pagou uma professora para a substituir nos dias de ausência na escola onde trabalha “para curtir uma mini-férias, mas que já chegou com transtornos”, completa.
28 horas depois - O feriadão também começou com decepção para a funcionária pública Graciele Leite, de 41 anos. Ela também comprou um pacote de viagem para aproveitar com a filha, de 15 anos, durante a “semana do saco cheio”.
“Chegamos de Corumbá ontem para embarcar ontem mesmo, às 15h50, mas o voo foi cancelado e remarcaram para às 3h50 da manhã de hoje. Só que foi novamente cancelado e remarcaram para hoje, às 19h”, relata a mãe.
Os planos são de ficar em Natal até domingo (16), onde já era para elas estarem desde às 22h de ontem, “mas agora só vamos chegar às 2h da manhã de amanhã, terça-feira”, completa.
Graciele explica que já tinha passeio marcado para hoje, e que por pouco não perdeu. “Graças a Deus consegui remarcar o passeio, mas o hotel não sei como vou fazer, se vou perder o dinheiro ou vão me reembolsar o dia a menos de hospedagem lá. Acho que perdi o dinheiro, mas vou ver o que consigo fazer”, compartilha.
Voo internacional - O prejuízo do casal Guillermo Flores, 43 anos, e Lúcia Gabi da Silva, de 50, já é bem maior. De férias no Brasil há 3 semanas, o casal tenta voltar para a Espanha, onde mora, e calcula 3 mil euros de perdas, de acordo com Guilhermo. Eles deveriam sair de Campo Grande ontem, onde moram familiares dela, rumo a Guarulhos. Para isso, chegaram no aeroporto da Capital às 17h, duas horas antes do voo para São Paulo, que foi cancelado.
Apesar do prejuízo de 3 mil euros, a maior preocupação do casal é com o trabalho. “Estamos super preocupados em perder o trabalho. Lá não é como no Brasil, não tem flexibilidade, é muito rígido porque não temos como justificar esses cancelamos. Não sabemos como vamos fazer ao chegar lá. Qualquer coisa a gente volta pro Brasil para vender água de coco”, brinca Lúcia, que é técnica de enfermagem.
“Ontem, quando chegamos, isso aqui estava um caos, tinha muita gente. Aí conseguimos hotel, comida, fomos muito bem atendidos, mas sabemos que isso não aconteceu com todos”, conta Lúcia. Hoje eles vão embarcar no mesmo horário que embarcariam ontem e, ao todo, vão perder dois dias de trabalho.
Companhias - Conforme apurado por esta reportagem, agora à tarde os embarques ocorrem normalmente no aeroporto de Campo Grande, sem cancelamentos registrados. No entanto, ocorreram e ainda podem ocorrer atrasos.
Os voos da Gol Linhas Aéreas estão em operação, no entanto, na tarde de hoje dois voos atrasaram. Um deles, vindo de Congonhas para Campo Grande, era para ter pousado às 13h, mas chegou às 16h. E outro, que era para ter chego às 15h, chegou às 17h30.
Já a Azul Linhas Aéreas não registrou atrasos. O último voo pela companhia ocorreu de manhã. Nenhum representante da Latam foi encontrado.