MS estima vacinar 80% da população contra covid-19 até setembro
Estado lidera ranking nacional de aplicação de vacinas contra covid-19
Na última quinta-feira (20), Mato Grosso do Sul ultrapassou 1 milhão de doses da vacina aplicadas contra covid-19. Em celebração a marca atingida, o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande promoveram um evento na manhã deste sábado (22), no Albano Franco.
Mesmo liderando nacionalmente o ranking de população vacinada, o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, garante que se não fosse a lentidão no envio das doses de vacinas, Mato Grosso do Sul estaria com o calendário muito mais avançado.
“Se tivéssemos vacina até o mês de junho ou julho atingiríamos um patamar de 50% da população vacinada. No ritmo que estão chegando as doses de vacina nos podemos chegar a 70 ou 80% até setembro, isso se chegarem vacinas, porque temos essa condição de encaminhamento de doses por parte do Governo Federal”, avaliou Resende.
Presente na solenidade, o prefeito Marquinhos Trad, chamou para os números da vacinação em Campo Grande, que está próximo a atingir 30% de pessoas que receberam a 1ª dose e alertou a população para que não afrouxe as medidas de biossegurança. “Embora você tenha tomado a primeira e segunda dose, ainda não é momento de afrouxar e sim usar as máscaras, higienizar as mãos e tomar medidas de cautela”, ressaltou.
“A única saída para o problema é a vacina. Estamos no início do processo que pode durar o ano todo e Mato Grosso do Sul é um exemplo nacional”, comemorou o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Vacinômetro: Até o momento foram aplicadas 1.041.833 de doses da vacina contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul. Desse total, 331.158 pessoas foram imunizadas completamente e com a primeira e segunda dose do imunizante.
Novos drives: A Prefeitura de Campo Grande vai abrir dois novos pontos de vacinação no esquema drive-thru. A previsão é de que entre em funcionamento até a segunda quinzena de junho, são eles a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e o CMO (Comando Militar do Oeste). No entanto, a Sesau afirmou que a vacinação só começa efetivamente se, até lá, novos públicos abrirem e se houver maior disponibilidade de doses. Hoje, com os pontos de vacinação, Campo Grande já consegue imunizar 17 mil pessoas por dia.