MS tem menor média móvel de mortes por covid em 1 ano e 4 meses de pandemia
Índice de vítimas tem arrefecido nos últimos meses, muito em função da campanha de vacinação anti-covid
Boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira (22) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) indica que Mato Grosso do Sul registra um índice de 1,3 morte por covid-19, a cada 24 horas. Esse é o menor indicador desde 14 de junho de 2020, o equivalente aos últimos 495 dias - um ano, quatro meses e oito dias.
Nesta semana, um dos documentos chegou a registrar 0 óbito, algo que não ocorria há 500 dias. Além disso, se considerar a data em que o óbito efetivamente aconteceu, o Estado chegou a ficar por cinco dias sem vítima da pandemia.
Desde o início dos casos, mais de 375,7 mil sul-mato-grossenses contraíram coronavírus, dos quais 365,3 mil se recuperaram, mas 9.628 morreram. Além disso, a média de infecções diárias é de aproximadamente 104 novos casos. Desde janeiro deste ano, cerca de 63,2% da população recebeu duas doses ou vacina única da Janssen.
De acordo com a pasta, cerca de 15% das unidades de terapia intensiva vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) encontram-se ocupadas, diferente do cenário verificado em meados de junho deste ano.