Mulheres são maioria em bolsas de pesquisa no Estado
Dos 901 beneficiados, 552 são do sexo feminino em Mato Grosso do Sul; número representa 61,5%
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) anunciou na última sexta-feira (10) que 61,5% das bolsas de estudo no Estado são destinadas para pesquisadoras.
Ao todo, dos 901 beneficiados, 552 são do sexo feminino. Os dados são importantes num contexto em que a ciência busca igualar a participação das mulheres na pesquisa científica, necessidade apontada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que declarou o dia 11 de fevereiro como o dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência.
"Estamos trabalhando e evoluindo nossos editais para promover a igualdade. A cada nova pesquisadora que conseguimos apoiar, a ciência fica mais próxima do ideal que pode construir uma sociedade mais igualitária. Para este ano, a Fundect pretende apoiar mais projetos liderados por mulheres", explica Márcio Pereira, diretor-presidente da Fundect.
A fundação oferece um edital específico, com recursos de R$ 2 milhões, para apoiar pesquisadoras que lideram projetos no Estado. Os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul, nos últimos 8 anos (2015-2022), somam aproximadamente R$ 180 milhões. Esse montante representa 66% de todo o valor investido na história da fundação desde que foi criada, em 1998.