ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Mulheres são maioria em bolsas de pesquisa no Estado

Dos 901 beneficiados, 552 são do sexo feminino em Mato Grosso do Sul; número representa 61,5%

Gustavo Bonotto | 11/02/2023 17:49
Técnica realiza pesquisa laboratorial em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Técnica realiza pesquisa laboratorial em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) anunciou na última sexta-feira (10) que 61,5% das bolsas de estudo no Estado são destinadas para pesquisadoras.

Ao todo, dos 901 beneficiados, 552 são do sexo feminino. Os dados são importantes num contexto em que a ciência busca igualar a participação das mulheres na pesquisa científica, necessidade apontada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que declarou o dia 11 de fevereiro como o dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência.

"Estamos trabalhando e evoluindo nossos editais para promover a igualdade. A cada nova pesquisadora que conseguimos apoiar, a ciência fica mais próxima do ideal que pode construir uma sociedade mais igualitária. Para este ano, a Fundect pretende apoiar mais projetos liderados por mulheres", explica Márcio Pereira, diretor-presidente da Fundect.

A fundação oferece um edital específico, com recursos de R$ 2 milhões, para apoiar pesquisadoras que lideram projetos no Estado. Os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul, nos últimos 8 anos (2015-2022), somam aproximadamente R$ 180 milhões. Esse montante representa 66% de todo o valor investido na história da fundação desde que foi criada, em 1998.


Nos siga no Google Notícias