Nova forma de diagnóstico pode acrescentar 1.920 casos de covid a MS
Hoje esse é o número que passa por reavalição nos municípios, que podem ser confirmados como covid nos próximos dias

A mudança na forma de monitoramento do coronavírus, que agora aceita diagnósticos clínicos, além dos testes em laboratório que já eram feitos, ainda não refletiu na quantidade de novos casos diários.
Por enquanto ainda valem os dados que levam em conta apenas o protocolo antigo, com resultados de testes rápidos e RT-PCR.
Hoje, são mais 701 casos no total de 56.046 infectados em Mato Grosso do Sul. Mas quase 1.920 mil registros passam por reavaliação, levando em conta os outros critérios clínicos e exames como raio-x do pulmão. Esse número equivale a 3,4% do total dos casos registrados oficialmente.
"Nós estamos fazendo relatórios, readequando as bases e revisando a inserção dos dados", informou a secretária-adjunta da Saúde, Christinne Maymone.
Usando apenas imagens de raio-x, pesquisadores desenvolveram um estudo para identificar, a pneumonia causada pela Covid-19. Esse tipo de avaliação é considerada mais efetiva do que o teste rápido.
As novas normativas do Ministério da Saúde para diagnóstico de covid-19 estão em vigor desde agosto,O chamado diagnóstico clínico está sendo aplicado pelas equipes médicas, mas o impacto na estatística é previsto a partir de agora, pouco mais de uma mês depois de os profissionais terem se adaptado a esse tipo de avaliação dos pacientes.
Antes, só se considerava um caso positivo com teste específico para detectar a presença do novo coronavírus. Agora, sintomas e outros exames, como tomografia e raio-x, também passam as er considerados para a confirmação de contágio.