ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Novo site possibilita usuário identificar empresas que não param de ligar

Basta colocar o número da chamada recebida e clicar em consultar

Izabela Cavalcanti | 02/02/2023 07:32
Ligações recebidas no celular (Foto: Kísie Ainoã)
Ligações recebidas no celular (Foto: Kísie Ainoã)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou o site www.QualEmpresaMeLigou.com.br, que possibilita ao usuário identificar a empresa que está ligando para seu telefone fixo ou móvel. Para isso, basta colocar o número da chamada e clicar em consultar.

A ação é para combater as chamadas abusivas de telemarketing, telecobrança e similares.

O art. 6º do Despacho Decisório nº  250/2022/COGE/SCO, de 19 de outubro de 2022, estabeleceu “Determinar às prestadoras de serviços de telecomunicações que disponibilizem na internet, conjuntamente, ferramenta por meio da qual seja possível ao cidadão interessado a consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso do STFC e do SMP, quando este for pessoa jurídica”.

Nesta primeira etapa, estão sendo disponibilizadas as informações das empresas de telecomunicações: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Nos próximos meses, serão agregadas as informações das demais prestadoras.

Chamadas – Conforme informações da Anatel, houve redução no número de chamadas curtas, com duração inferior a três segundos, entre junho de 2022 e janeiro de 2023.

Do dia 5 a 11 de junho de 2022, edição da primeira cautelar promovida pela Anatel, eram feitas cerca de 4 bilhões de chamadas curtas por semana. Já na semana de 15 a 21 de janeiro de 2023, o número de ligações caiu para 2,47 bilhões, redução de 40%. O volume médio de chamadas semanais desde o início de novembro de 2022 é de 2,36 bilhões.

A Agência consolidou uma lista dos 410 usuários que mais realizaram chamadas curtas entre 30 de outubro a 24 de dezembro de 2022. Esses usuários realizaram 9,7 bilhões de chamadas nesses dois meses, sendo 5,8 bilhões curtas.

Em relação à lista de maiores ofensores, as 20 primeiras empresas se enquadram em um dos seguintes critérios: que tiveram uma proporção entre o total de chamadas curtas e o número de chamadas totais de 85% ou mais; e as que ultrapassaram os limites de ligações estabelecidos na cautelar.

Segundo a Anatel, no decorrer da cautelar, está sendo feito o diálogo com diversas entidades para o aprimoramento das medidas adotadas com o objetivo de proteção da sociedade contra as chamadas abusivas.

Nos siga no Google Notícias