ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Oficina capacitará pessoas com deficiência para criar projetos culturais em MS

Evento acontecerá no dia 18 de novembro, no MIS, com 30 vagas limitadas

Por Mylena Fraiha | 07/11/2024 15:48
Pessoa com deficiência visual faz leitura em braile (Foto: Divulgação)
Pessoa com deficiência visual faz leitura em braile (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para Pessoas com Deficiência, uma iniciativa voltada a artistas e produtores culturais com deficiência de Mato Grosso do Sul. A capacitação ocorrerá no dia 18 de novembro, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande, das 19h às 21h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para Pessoas com Deficiência, que ocorrerá em Campo Grande, no dia 18 de novembro. O evento visa capacitar artistas e produtores culturais com deficiência de Mato Grosso do Sul, promovendo a criação e execução de projetos culturais inclusivos. Com 30 vagas gratuitas, a oficina abordará práticas acessíveis e busca garantir o acesso igualitário ao conhecimento sobre leis de incentivo cultural, enfrentando barreiras burocráticas que limitam a participação desse público. A iniciativa é promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e se alinha à Lei Aldir Blanc, que destina recursos para ações afirmativas para pessoas com deficiência, promovendo a diversidade cultural na região.

O objetivo é capacitar pessoas com deficiência para criar, estruturar e executar projetos culturais inclusivos, fomentando sua participação ativa no cenário cultural de Mato Grosso do Sul e incentivando a adoção de práticas acessíveis, como Libras e audiodescrição, em eventos futuros. São 30 vagas gratuitas e limitadas, com acessibilidade garantida, e inscrições podem ser feitas por meio deste link.

A oficina é promovida pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e pela Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o programa Inclui MS.

O idealizador da oficina, Felipe Sampaio, de 24 anos, produtor de acessibilidade cultural, ressalta a importância do evento. “Queremos garantir o acesso igualitário ao conhecimento sobre leis de incentivo cultural para pessoas com deficiência. Muitos editais ainda apresentam barreiras burocráticas e não são acessíveis, limitando a participação desse público. Nossa proposta é capacitar tecnicamente para que concorram em igualdade de condições”, destaca.

A oficina também se alinha à Lei Aldir Blanc, que reserva 5% dos recursos para ações afirmativas destinadas às pessoas com deficiência. A proposta é democratizar o acesso à produção e à fruição artística, especialmente em regiões urbanas, rurais e periféricas, promovendo a diversidade cultural.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias