ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Operações sempre fazem Damha "tremer" e já viraram piada entre os moradores

Só nessa quinta-feira foram 9 mandados de busca e apreensão nos condomínios Damha

Por Lucas Mamédio | 26/10/2024 10:55
Viatura de operação policial no residencial Damha, em Campo Grande. (Foto: Bruna Marques)
Viatura de operação policial no residencial Damha, em Campo Grande. (Foto: Bruna Marques)

Toda vez que tem operação, seja da Polícia Federal, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo) ou outra força de segurança, o Damha “treme”.

São, ao todo, quatro loteamentos fechados reunindo casas luxuosas numa mesma região de Campo Grande e todos os condomínios, em algum momento dos últimos 10 anos, já acordaram com uma viatura na portaria por conta de ação policial.

Nessa quinta-feira (25), durante a Operação Ultima Ratio, recorde foi batido. Foram nove endereços em três Damha alvos de mandado de busca e apreensão pela PF em casas de suspeitos de esquema de venda de sentenças no Judiciário.

Segundo o morador de um dos condomínios, o fato de o local sempre ser alvo de operação já virou piada. "Quando ficamos sabendo ou vemos, já nem estranha mais. Única coisa que o povo fica curioso é para saber quem é. Já virou até piada de tanto tempo que acontece".

Em outra situação, uma noite dessas, um grupo estava sentado em um restaurante próximo ao complexo de condomínios Damha quando uma viatura policial passou com o giroflex ligado. Ao ver a cena, um dos presentes ficou surpreso: "Polícia aqui de noite? Aqui só vem de manhã".

BMW foi apreendida no residencial pela Polícia Federal (Foto/Divulgação/PF)
BMW foi apreendida no residencial pela Polícia Federal (Foto/Divulgação/PF)

Antes dessa última operação, em abril, o vereador licenciado por Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB), foi preso em sua casa do Damha durante a Operação Tromper, que investigava esquema milionário de desvios de recursos públicos da Prefeitura de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande.

Outra operação que “bateu na porta” do Damha foi a Successione, em dezembro de 2023, que investigava a quadrilha que supostamente tentava dominar o jogo do bicho em Campo Grande. No local mora um dos investigados, o deputado estadual Neno Razuk (PL).

As câmeras de segurança da portaria, inclusive, foram usadas pela polícia. Segundo a denúncia, flagraram o entra e sai de veículos destinados à casa do parlamentar, inclusive um carro alugado no nome do deputado e que teria sido utilizado por grupo para cometer roubos de motociclistas que faziam serviços para organização criminosa rival.

Polo branco alugado em nome do deputado estadual era utilizado por grupo para cometer roubos de motociclistas que faziam serviço para organização criminosa de São Paulo (Foto: Gaeco)
Polo branco alugado em nome do deputado estadual era utilizado por grupo para cometer roubos de motociclistas que faziam serviço para organização criminosa de São Paulo (Foto: Gaeco)

Já em 2022, a operação Fiat Lux desarticulou uma quadrilha que já adulterou pelo menos 10 mil veículos no Brasil. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Damha III, quando foram apreendidos uma caminhonete Mitsubishi amarela, uma BMW prata, e uma Land Rover preta. Os carros foram levados por um guincho para a Superintendência da Polícia Federal.

Além de operações que cumpriam mandados no local, a própria construção de casa no Damha foi motivo para o início das investigações que culminaram em uma operação, a Pecúnia.

A construção de uma mansão no Damha II feita pelo ex-prefeito Gilmar Olarte serviu de elemento para condenação em 2020. Ele foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão, em regime fechado, pelo crime de lavagem de dinheiro. Entre aquisição da área e construção da casa, os valores envolvidos chegariam a R$ 1,5 milhão.

Em 2017, uma residência na unidade 2 do Damha foi um dos endereços alvo da quinta fase da Operação Lama Asfáltica, chamada de Papiros de Lama. Também no âmbito da Lama Asfáltica, em 2019, o ex-secretário de Obras e ex-deputado federal, Edson Giroto, teve sua casa vasculhadas pela Polícia Federal.

Mansão de Giroto fica no Residencial Damha I, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Mansão de Giroto fica no Residencial Damha I, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias