ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Por unanimidade, deputados aprovam Voucher Transportador em MS

Programa prevê gratuidade a motoristas que querem fazer mudança de categoria na CNH para fins profissionais

Cassia Modena e Jéssica Benitez | 10/05/2023 11:27
Projeto de Lei foi aprovado 1 semana após ser apresentado à Assembleia (Foto: Divulgação/ALMS)
Projeto de Lei foi aprovado 1 semana após ser apresentado à Assembleia (Foto: Divulgação/ALMS)

O Projeto de Lei que institui o Programa Voucher Transportador foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais na manhã desta quarta-feira (10), já na primeira discussão. A aprovação ocorre há uma semana do início da tramitação da proposta na Casa de Leis.

A proposta prevê oferecer gratuidade a mudança às categorias D e E aos motoristas que tiverem interesse na licença para atuação profissional.

Entre os critérios principais para selecionar motoristas beneficiários do programa, segundo o projeto, estão: ter perfil de alto grau de empregabilidade; faixa etária e escolaridade adequados; e residir em Mato Grosso do Sul há pelo menos um ano a contar do lançamento oficial.

A prioridade entre quem atende os critérios será selecionar quem não tem emprego. Os motoristas beneficiários do Voucher Transportador deverão realizar cursos de formação voltados ao trânsito, também segundo a proposta.

Sem taxas - “O beneficiário ficará dispensado do pagamento de quaisquer taxas de serviços sobradas pelo Estado referente ao processo de mudança para as categorias D e E da CNH já expedida, incluindo o exame psicológico, médico, toxicológico, por junta médica, quando necessário, e de prática de direção veicular, assim como cursos de prática de direção veicular e de qualificação para a categoria habilitada”, diz o texto do projeto quanto à gratuidade concedida.

A quantidade máxima de pessoas contempladas será estabelecida de acordo com a disponibilidade orçamentária. Haverá reserva de vagas, ainda com percentual a ser definido, para mulheres, deficientes, negros e indígenas.

O programa não poderá ter participação de pessoas que tiverem condenação definitiva por crime na condução de veículo automotor; necessitem reiniciar processo de habilitação; tenham CNH cassada; e não tenham iniciado processo de habilitação em Mato Grosso do Sul.

Após aprovação - O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), estabelecerá regulamento com outras condições. Se necessário, poderão complementar o regulamento do programa os titulares da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que será a pasta responsável por gerir o Voucher Transportador, e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).


Nos siga no Google Notícias