Projeto doa geladeiras para ribeirinhos que vivem na região do Pantanal
ONG faz a logística garantindo que as geladeiras seja transportadas por até mais de 200 km pelo Rio Paraguai
Ribeirinhos da região do Pantanal receberam geladeiras nesta semana do projeto de eficiência energética em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 20 equipamentos foram entregues para comunidades no Paraguai Mirim, na Serra do Amolar e na Barra do São Lourenço.
O projeto é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A concessionária de energia elétrica Energisa e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) fazem parceria para entregar os eletrodomésticos.
As famílias beneficiadas no projeto foram previamente cadastradas em um acompanhamento social. O IHP é responsável pela logística fluvial para garantir que as geladeiras viajem até mais de 200 km pelo Rio Paraguai até chegar nas residências das famílias ribeirinhas.
As 20 geladeiras adquiridas pela concessionária saíram de Campo Grande e chegaram a Corumbá por meio terrestre. No dia 15 de fevereiro, foram levadas por embarcação até o Rio Paraguai. As entregas foram concluídas no dia 18 de fevereiro.
O engenheiro de distribuição da Energisa, Volmar Silva Vida, ressalta que escolas rurais também receberam os equipamentos. “Já foram doadas, no total, 220 geladeiras. Fizemos doações para todas as escolas rurais municipais, em Corumbá e aquelas localizadas na região do Pantanal. Foram dez equipamentos para cinco unidades de ensino”.
O presidente do IHP, Ângelo Rabelo, destaca que o trabalho do Instituto se sente honrado de levar os equipamentos para os ribeirinhos. "Estão cada vez mais inseridas com recursos para facilitar o dia a dia delas".