Ação gratuita em Shopping terá exame para detectar glaucoma precoce
Ação chamada de “24h pelo Glaucoma” acontece das 10 às 22h, até o dia 25 de maio
Pessoas que desconfiam da existência de glaucoma ou que desejam saber se como está a saúde ocular terão até este sábado (25), para realizar exames gratuitos na Capital. A iniciativa é provida pela MS Visão, das 10 às 22h, no Shopping Campo Grande. A ação, chamada de “24h pelo Glaucoma”, tem como objetivo identificar a doença precocemente e conscientizar a população sobre a perda lenta da visão devido a enfermidade.
Ao todo, quatro médicos oftalmologistas e duas enfermeiras estarão no segundo piso do prédio, em frente à escada rolante da loja Riachuelo. Os exames serão conduzidos em uma sala na MS Saúde. O procedimento é rápido e conta com uso de um retinógrafo portátil. O aparelho fica acoplado a um celular com câmera de alta resolução. Ele permite a captura de imagens do fundo do olho.
Arthur Resende, diretor regional do Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Glaucoma e organizador do evento, ressalta que os sintomas iniciais do glaucoma são silenciosos e que a descoberta precoce pode poupar sofrimentos, além de permitir o início de um tratamento antes que ocorra perda significativa da visão.
“O glaucoma é a causa mais comum de cegueira irreversível no mundo e isso tem um impacto na vida de milhões de pessoas. Ações como essa têm o objetivo de alertar todas as pessoas dos riscos que o glaucoma pode causar na visão. O glaucoma não tem cura, mas tem prevenção e a informação é nossa melhor arma”.
Para aqueles já diagnosticados com glaucoma, a continuidade dos exames é essencial para acompanhar a progressão da doença e ajustar o tratamento conforme necessário.
O médico acrescenta que realizar exames oftalmológicos regularmente pode ajudar a identificar outras condições oculares como a catarata, degeneração macular e retinopatia diabética, todas passíveis de comprometer a visão.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.