Agetran inverte sentido de rua no entorno do Mercadão
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) inverteu o sentido da travessa José Bacha, que liga as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, no entorno do Mercado Municipal. A mudança, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, começou a valer a partir desta quinta-feira (26).
Essa intervenção faz parte do reordenamento viário no local, que começou com a instalação de um semáforo na faixa de pedestres que liga o estabelecimento ao camelódromo, evitando que os pedestres passem a todo momento, paralisando o tráfego de veículos.
Com a inversão na travessa, a quantidade de veículos que entram na 15 de Novembro diminui, evitando congestionamentos em horários de pico. A Agetran pede que os motoristas tenham bastante atenção ao passar pelo local. Ainda segundo a prefeitura, todas as mudanças têm embasamento técnico.
O reordenamento do trânsito na região foi determinado pelo prefeito Gilmar Olarte atendendo à reivindicação da associação que representa os 90 mercadistas. O portão de acesso ao estacionamento foi removido para a rua Anhanduí, onde foi aberta uma faixa de contra-fluxo e adotada a mão-única (bairro-centro) a partir da 26 de Agosto.
Projeto promete ampliar de 105 para 185 o número de vagas no estacionamento, com a utilização de um trecho da rua 7 de Setembro, entre as ruas Anhandui e travessa José Bacha, fechada ao trânsito desde o último dia 30 de janeiro.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação estão trabalhando na abertura de uma alça de acesso à rua 26 de Agosto, ao lado da Feira Indígena. Será destinada aos veículos que saírem do estacionamento do Mercadão. Na travessa José Bacha está sendo feito um recuo onde ficará o ponto de táxi e, com isto, haverá uma faixa extra de rolamento para absorver o tráfego.