ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Além de Praça Ary Coelho, Capital tem oito pontos de vacinação neste sábado

As unidades de saúde participantes estarão prontas para o atendimento das 7h às 17h

Por Mylena Fraiha | 16/09/2023 08:53
Profissional da saúde aplica vacina (Foto: Divulgação)
Profissional da saúde aplica vacina (Foto: Divulgação)

Neste sábado (16), seis unidades de saúde estarão abertas durante o dia para atendimento à população. Também haverá pontos itinerantes em dois shoppings e mobilização na Praça Ary Coelho, região central da Capital. As ações são parte do “Dia D”, a Campanha Nacional de Multivacinação.

As unidades de saúde participantes estarão prontas para o atendimento das 7h às 17h e incluem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Dona Neta, 26 de Agosto, Lar do Trabalhador, Universitário e as USFs (Unidades de Saúde da Família) Moreninhas e Estrela Dalva. Além disso, nos shoppings Norte Sul e Bosque dos Ipês, a vacinação ocorrerá de 10h às 18h e de 10h às 17h, respectivamente.

É importante ressaltar que todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis, juntamente com as vacinas de campanha contra a gripe e a covid-19. A exceção é a vacina BCG, que segue seu próprio cronograma de aplicação.

Além das unidades de saúde, mais de 70 locais em todas as regiões urbanas e distritos de Campo Grande também realizarão a vacinação durante a semana.

MS - A Campanha de Multivacinação se estenderá até o dia 23 de setembro, coincidindo com a vacinação contra a covid-19, que também está em andamento. Vale ressaltar que as vacinas contra a covid-19 podem ser administradas simultaneamente ou com qualquer intervalo em relação às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Em MS, o Dia D da Campanha de Multivacinação ocorrerá em todos os 79 municípios, com o objetivo de incentivar a população a atualizar sua caderneta de vacinação e garantir a imunização contra diversas doenças.

É fundamental que os pais e responsáveis aproveitem essa oportunidade para garantir a proteção de seus filhos contra doenças evitáveis por meio da vacinação.

Para crianças, serão oferecidas as seguintes vacinas: BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes menores de 15 anos, serão disponibilizadas as seguintes vacinas: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), vacina indicada para população indígena.

Cobertura vacinal - A parcial da cobertura vacinal no município está bem abaixo do esperado, uma vez que a maioria das vacinas em crianças com menos de um ano não atingiu a meta de 70% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A febre amarela, com 51,35% de cobertura, e a pentavalente, com 52,29%, estão entre as que precisam de maior atenção.

A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias