Até o fim do ano, ciclovias vão somar 80 km em Campo Grande
O traçado de ciclovias em Campo Grande deve passar, ao todo, de 80 quilômetros até o final do ano levando em conta as faixas já existentes e que estão em construção.
A extensão existente, segundo informações da Prefeitura de Campo Grande, soma 60,11 quilômetros. Em construção são mais 7,20 quilômetros.
Além disso, a administração municipal prevê, em dois projetos, a criação de um trajeto exclusivo para bicicletas ligando a região do Indubrasil ao Parque dos Poderes.
Para isso, será implantada uma ciclovia que liga a região do Indubrasil até a Vila Popular, nas proximidades do Aeroporto Internacional da Capital, e outra do que segue a continuidade da Duque de Caxias até a região da Rua Alagoas.
Ali, o ciclista continuará o percurso na ciclovia já existente na avenida Afonso Pena, que hoje é mais utilizada para caminhada e corrida.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira durante reunião técnica da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) com vereadores no plenarinho da Câmara Municipal.
O diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, foi à Casa de Leis para prestar informações sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, que prevê investimento de R$ 180 milhões em obras que contemplam a construção de três corredores exclusivos para o tráfego dos ônibus, além de quatro novos terminais, incluindo a reforma do Terminal Morenão.
O projeto inicial, informou Rudel, previa a construção de 50 quilômetros de ciclovias, intervenções que foram vetadas pelo Ministério das Cidades. Desta forma, as ciclovias serão construídas por iniciativa e recursos da Prefeitura.
Dentro do PAC Mobilidade Urbana, os novos corredores de ônibus também devem contemplar os ciclistas com a criação de bicicletários para que a população tenha condição de se deslocar de bicicleta até o corredor, deixá-la no local e utilizar o transporte coletivo urbano.
Também presente na audiência nesta quarta, a diretora-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Martinez, admitiu que a extensão das ciclovias ainda é insuficiente frente aos mais de 3 mil quilômetros de vias pelo trânsito da Capital. "Com o passar do tempo vamos avançar. O instituto está atento à integração da cidade", comentou.
Ciclovias existentes e em construção em Campo Grande, segundo divulgado pela Prefeitura:
- Orla I: 2,30 km - Da avenida Júlio de Castilho até a rua Plutão.
- Avenida Coronel Antonino (saída para Cuiabá): 4,93 km - Da avenida Rodoviária até a rotatória do anel rodoviário.
- Sóter: 4,44 km - Da avenida Mato Grosso até o Parque Sóter.
- Avenida Dom Antônio Barbosa: 2,14 km - Da avenida Tamandaré até a avenida Presidente Vargas.
- Avenida Afonso Pena: 5,68 km - Da rua Alagoas até a entrada do Parque dos Poderes.
- Rua Petrópolis: 0,94 km - Da rua Melvin Jones até a rua José Garcia Lopes Filho.
- Via Morena (avenida Fábio Zahran): 4,02 km - Da rua 26 de Agosto até a rua Duartina.
- Segredo: 5,53 km - Da rua Ovideo Serra até a rua Pintassilgo.
- Cabaça I: 1,35 km - Da rua São Miguel até a rua Spipe Calarge * OBS: Cabaça II não tem ciclovia.
- Avenida dos Cafezais: 2,41 km - Da avenida Gury marques até a rua Patrocínio.
- Via Morena: 4,50 km - Da avenida Júlio de Castilho até a avenida Tiradentes.
- Imbirussu/Serradinho: 8,30 km - Da avenida Duque de Caxias até a rua Dr. Euler de Azevedo.
- Lagoa: 11,37 km - Da avenida Duque de Caxias até o anel rodoviário.
- Orla Morena II: 2,20 km - Da rua Plutão até a rua Eça de Queiroz.
Total: 60,11 km
Obras em andamento:
- Orla Ferroviária: 0,90 km - Da avenida Mato Grosso até a avenida Afonso Pena.
- Ciclovia saída para São Paulo: 6,30 Km
Total: 7,20 Km
Total geral: 67,31 km