ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Autorizada doação de área para construção de 170 apartamentos populares

Prefeitura sancionou lei que repassa terreno na Avenida dos Cafezais para a Caixa Econômica Federal

Por Gustavo Bonotto | 20/12/2024 21:15
Autorizada doação de área para construção de 170 apartamentos populares
Área verde próxima a Avenida dos Cafezais, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Ainda na onda de sanções de fim de ano, a Prefeitura de Campo Grande autorizou a doação de um imóvel situado entre a Avenida dos Cafezais, esquina com a Rua Lorenzo Torres Cintas, Bairro Centro-Oeste, para a construção de unidades habitacionais destinadas a famílias de baixa renda, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.

O texto da Lei nº 7.359/2024, que autoriza a doação, foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), no fim da tarde desta sexta-feira (20). Conforme as regras, a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) será a responsável pela doação que fará parte do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), administrado pela Caixa Econômica Federal.

A nova lei também estabelece uma série de restrições à utilização do imóvel, como a proibição de que o terreno seja dado em garantia de débitos da Caixa Econômica Federal ou seja incluído na lista de bens da instituição. Caso as condições não sejam atendidas, como o uso indevido do imóvel ou a falta de início da construção no prazo de 36 meses, a doação será revogada e o imóvel retornará ao município.

Além disso, o terreno estará isento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) enquanto estiver sob a posse do FAR. A doação será formalizada por meio de escritura pública, sem a necessidade de licitação, conforme a Lei Federal nº 14.133/2021.

Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal durante a última sessão do ano, a articulação foi iniciada nessa semana, com o secretário municipal do Governo, Marco Aurélio Santulo, justificando a necessidade de aprovação da matéria em regime de urgência. A Caixa liberou recurso e precisava da autorização do Legislativo ainda hoje. Com a área na Avenida Cafezais, será possível construir 170 apartamentos.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias