BRs têm menos acidentes no Carnaval, mas número de mortes sobe 75%
Entre as entre as principais causas de acidentes está trafegar em velocidade acima da permitida
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou redução de 33,33% no número de acidentes graves nas rodovias federais em Mato Grosso do Sul durante o Carnaval. O número total de ocorrências também diminuiu, em 27,45%. No entanto, houve aumento de 75% na quantidade de mortes no trânsito nas BRs, se comparados os dados deste ano com o mesmo período de 2016.
Conforme a PRF, enquanto em 2016 foram registradas quatro mortes, este ano o número subiu para sete. Entre as vítimas, cinco morreram no mesmo acidente, envolvendo um veículo Fiat Palio e um CrossFox, na tarde de domingo (26), na BR-060, em Camapuã.
Entre as entre as principais causas de acidentes está trafegar em velocidade acima da permitida. Somente durante a operação de Carnaval, a PRF flagrou 5.435 cometendo este tipo de infração, considerada grave. Também foram realizados 6.048 testes de alcoolemia, que resultaram em 98 autuações por consumo de álcool e 18 prisões.
O número de infrações relacionadas a ultrapassagens irregulares também foi alto. Somente ultrapassagens “em faixa dupla” somaram 403 autuações. A falta do uso de cinto de segurança resultou em 195 autuações, sendo 154 pelo não uso do equipamento pelos passageiros. Já o transporte irregular de crianças somou 40 autuações.
Segundo a PRF, que divulgou o balanço na tarde desta quinta-feira (2), ações preventivas, como abordagens educativas, foram realizadas em todas as 10 Delegacias do Estado e 6759 pessoas foram atingidas em Educação para o trânsito. A PRF realizou fiscalização em 10.108 veículos e também a fiscalização de 10.122 pessoas.